27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Legado continua - 19/01/2026, 20:16 - Dara Medeiros - Atualizado em 19/01/2026, 20:47

Saiba o que acontece quando uma Deusa do Ébano passa o manto

Lorena Bispo, a escolhida de 2025, consagrou Caroline Xavier para o Carnaval deste ano

Lorena Bispo é a Deusa do Ébano de 2025
Lorena Bispo é a Deusa do Ébano de 2025 |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Todo começo de ano, uma nova Deusa do Ébano é escolhida pelo bloco afro Ilê Aiyê para construir um reinado de empoderamento, afirmação do povo negro e muita representatividade. Mas o que acontece quando uma deusa passa o manto para a outra?

Já era madrugada de sábado (17) quando a Senzala do Barro Preto, no Curuzu, foi tomada por um momento impactante. Lorena Bispo, a escolhida de 2025, adentrou o palco para consagrar Caroline Xavier como a Deusa do Ébano de 2026. O que poderia ser uma despedida para a veterana foi, na verdade, a celebração da continuidade de um legado que tem sido escrito há 45 anos.

Aos olhos de Lorena Bispo, todo o caminho trilhado para alcançar o título foi transformador. A trajetória iniciada como uma candidata cheia de sonhos a levou até uma deusa potente e com sede de escrever muito mais capítulos de uma grande história.

“Sem dúvida alguma, tudo mudou, tudo se transformou. Eu sou a pessoa das movimentações e transformações contínuas. Então, com certeza, a rainha Lorena Bispo de antes não é mais a rainha Lorena Bispo de hoje, porque a gente se reinventa, a gente se multiplica em cada passo”, disse ela em entrevista ao MASSA!.

Legado do concurso é preservado ao longo dos anos por cada candidata
Legado do concurso é preservado ao longo dos anos por cada candidata | Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Mesmo após passar a coroa, Lorena garante que seguirá firme em seus trabalhos com dança, arte e comunicação nas redes sociais. Para ela, a missão como Deusa do Ébano não se encerra com o fim do reinado, mas se prolonga para a vida inteira e continuará impactando seus projetos pessoais e profissionais.

“Eu acredito muito no processo da continuidade, e a minha história começa muito, muito antes, então ela seguirá de uma forma muito bonita, muito majestosa, seguindo nos meus trabalhos, seguindo nos meus projetos e dando continuidade a esse título que é para a vida inteira”, declarou.

Leia Também:

A Deusa do Ébano do ano passado também fez questão de deixar uma mensagem para as jovens que sonham em ocupar esse espaço e incentivá-las a acreditarem em seus sonhos.

“Eu sou estimulada a sonhar, eu sou estimulada a ter entendimento que eu sou grandiosa e que eu sou abundante. Então o que eu deixo aqui é a inspiração, é a insistência persistente em cada caminho, cada sonho que a gente se propor, entender que somos possíveis e que conseguimos permear nesses espaços”, finalizou.

exclamção leia também