28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

contagem regressiva - 07/01/2026, 07:30 - Silvânia Nascimento

Candidatas a Deusa do Ébano passam por preparação

As atividades seguirão até esta sexta-feira (9), com uma série de oficinas

Mulheres que estão na disputa pelo título de Deusa do Ébano 2026
Mulheres que estão na disputa pelo título de Deusa do Ébano 2026 |  Foto: Divulgação

Entrou para a contagem regressiva o prazo para que a Bahia e o Brasil conheçam a Deusa do Ébano 2026, que será escolhida no dia 17 deste mês, durante o concurso Noite da Beleza Negra, organizado pelo bloco Ilê Aiyê. Em sua 45ª edição, o certame, que será na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador, vai reunir as 15 candidatas finalistas que estão concorrendo ao posto.

Leia Também:

Ao todo, 130 mulheres se inscreveram, porém, apenas 50 compareceram para a pré-seleção realizada no dia 9 de dezembro de 2025. Já nesta terça-feira (6), as finalistas deram o pontapé para a semana de preparação para o concurso.

Juci Trindade, coordenadora do certame, detalhou sobre as atividades de preparação que antecedem a seleção final.

“Esse é o primeiro encontro após a pré-seleção. Demos um tempinho para elas se organizarem, organizarem figurino e várias outras coisas. Agora estamos começando todas as atividades pré-concurso. Esse ano, assim como em 2025, elas também terão atendimento psicológico individual porque sabemos que depois da pandemia surgiram várias síndromes, além da ansiedade. É importante também para ajudá-las a lidar com os resultados, já que apenas uma será escolhida para representar todas as mulheres negras, e sabemos que isso pode mexer com a auto-estima”.

As atividades seguirão até esta sexta-feira (9), com uma série de oficinas que incluem conteúdos de imagem, narrativa e território nas redes, aprofundamento do domínio corporal, ancestralidade, expressividade cênica e outras. Com idade de 20 a 35 anos, as garotas que estão na disputa pelo título de ‘Deusa do Ébano 2026’ serão avaliadas por uma mesa de júri que analisará desde a performance até a entrega de cada uma delas durante as suas apresentações na Noite da Beleza Negra. Sendo assim, essas ações preparatórias servem, justamente, para deixá-las mais confiantes e mais próximas da proposta do Ilê Ayê.

“Antes do concurso ainda teremos outros encontros, até porque, tem muitas meninas tentando pela primeira vez”, completou Juci.

Rede social foi tema

A oficina 'Imagem, Narrativa e Território nas Redes' foi comandada por Wynne Carvalho e Jéssica Nunes, sócias da empresa Entrelaço Comunicação Digital. No encontro, elas palestraram sobre a presença digital, discurso e representatividade.

Ações deixam as participantes mais confiantes para a disputa
Ações deixam as participantes mais confiantes para a disputa | Foto: Divulgação

“Viemos com a proposta de workshop porque consideramos muito importante para essas meninas, já que elas podem aproveitar esse momento estão tendo visibilidade dentro do Beleza Negra para mostrarem, nas redes sociais, quem elas.”, pontuou Jéssica.

Muito além da dança

Na sequência, as 15 candidatas participaram, durante duas horas, da oficina de Dança Afro com as Rainhas Soraia Souza e Daiana Ribeiro.

Oficina de Dança Afro com as Rainhas Soraia Souza e Daiana Ribeiro
Oficina de Dança Afro com as Rainhas Soraia Souza e Daiana Ribeiro | Foto: Divulgação

“Fazemos esse trabalho com as candidatas há mais de quatro anos. E as aulas que ministramos não é para ensiná-las a dançar, mas sim pra gente que elas se sintam mulheres empoderadas, uma mulher que tenha desenvoltura no palco. A gente não está aqui para dar uma aula, a gente só dá um incentivo, um empurrãozinho, para que elas se sintam à vontade no palco”, destacou Soraia.

Daiana , que também participou das instruções desta oficina, pontuou que as aulas vão muito além de movimentos corporais. “Esse momento é de partilha, troca, de deixar as meninas mais à vontade para o concurso, de mostrarmos para elas que, mesmo aqui sendo um concurso, ele não é uma rivalidade e sim uma competição saudável”, disse.

exclamção leia também