
A programação de Verão da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) 2026 começa movimentando Salvador com uma série de apresentações gratuitas até quinta-feira (8). Os concertos acontecem em museus e na Biblioteca Central do Estado, ampliando o acesso do público à música de concerto em espaços culturais da cidade.
Leia Também:
Um dos principais destaques ocorre nesta terça (6) e quarta-feira (7), às 19h, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris, com o concerto “Cecilianas”. O espetáculo une a música barroca do compositor inglês Henry Purcell à poesia da escritora brasileira Cecília Meireles, criando um diálogo entre literatura e música sinfônica. A entrada é gratuita, com acesso do público a partir das 18h, sujeito à lotação do espaço.
De acordo com o maestro e curador artístico da OSBA, Carlos Prazeres, a proposta segue a tradição da Orquestra de unir música e literatura. Segundo ele, a escolha por Cecília Meireles se deve ao caráter musical e sensível de sua obra, que dialoga com o lirismo das composições de Purcell. “A Orquestra Sinfônica da Bahia criou uma tradição de manter uma transversalidade com o linguajar poético. Eu senti que chegou a hora de uma mulher como Cecília Meireles ser homenageada. Uma escritora que tem uma poesia extremamente musical, inventiva e sutil, que combina com o linguajar musical emotivo de Henry Purcell”, afirma o maestro.
O concerto “Cecilianas” terá como solista a soprano Raquel Paulin, um dos nomes da nova geração da ópera brasileira, que interpretará trechos das óperas The Fairy Queen e Dido and Aeneas.
Além do concerto na Biblioteca Central, o Verão da OSBA promove a segunda edição do projeto “Cameratas nos Museus”, com apresentações gratuitas até 8 de janeiro. Grupos de música de câmara da Orquestra se apresentam em quatro importantes espaços culturais de Salvador, sempre em dois horários: 15h e 15h30.
Programação
A programação começa nesta segunda (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia); segue para o Museu Geológico da Bahia, amanhã; passa pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), na quarta (7); e se encerra no Museu Eugênio Teixeira Leal, na quinta-feira (8). As apresentações ficam por conta das cameratas Quadro Solar, Bahia Cordas, Opus Lumen e Quarteto Novo.
O encerramento do Verão da OSBA 2026 acontece na sexta-feira (9), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, com a terceira edição do “OSBREGA – Concerto do Amor – Volume 3”. O espetáculo traz clássicos da música romântica brasileira em versões sinfônicas.
Sob regência do maestro Carlos Prazeres, o concerto terá as participações da cantora potiguar Juliana Linhares, do cantor baiano Guigga e da soprano Raquel Paulin. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.
*Sob a supervisão do editor Anderson Orrico
