
Há pouco mais de duas semanas do Carnaval, o bloco afro Muzenza inicia oficialmente o Concurso Muzenbela 2026 nesta terça-feira (27). Sendo uma das ações culturais mais tradicionais e simbólicas do verão baiano, a festa que marca a conclusão do concurso acontece no dia 30 de janeiro, às 19h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, com entrada gratuita.
Celebrando a beleza, a identidade e a força da mulher negra na escolha de sua musa, as concorrentes passam por uma série de etapas formativas e seletivas, reforçando seu caráter educativo, social e cultural.
ETAPAS DO CONCURSO MUZENBELA 2026

Dia: 27 de janeiro (terça-feira), a partir das 16h
O que: Pré-seleção das candidatas, de onde serão escolhidas 07 finalistas.
Dia: 29 de janeiro (quinta-feira), a partir das 17h
O que: Aulão formativo com as candidatas finalistas, com atividades voltadas para postura, desenvoltura, expressão corporal, autoestima e identidade cultural.
Dia: 30 de janeiro (sexta-feira), a partir das 19h
O que: Grande Final do Concurso Muzenbela 2026
Local: Largo Tereza Batista – Pelourinho

Marcos da Muzenbela
Em 2019, o bloco protagonizou um marco ao eleger Josy Brasil, baiana de Alagoinhas, então com 34 anos, como a primeira Muzenbela cadeirante, uma quebra nos padrões seguidos dentro dos concursos culturais afro. Já em 2025, o Muzenza voltou a fazer história ao coroar Paloma Basttos como a primeira rainha trans do bloco.

Leia Também:
Com mais de quatro décadas de história, o concurso se consolida como um importante instrumento de afirmação cultural, visibilidade e protagonismo feminino negro, mantendo viva a essência do Muzenza como um dos blocos afro mais autênticos e inovadores da Bahia.
