27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Decisão - 29/01/2026, 08:30 - Vitória Sacramento

Concurso da Realeza Momesca da Melhor Idade chega à final no domingo

Ao todo, 14 mulheres, com idades entre 64 e 82 anos, disputam os títulos

Candidatas de edição anterior
Candidatas de edição anterior |  Foto: Divulgação

O Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, recebe neste domingo da etapa final do 5º Concurso Realeza Momesca da Melhor Idade do Bloco Quero Ver o Momo. A programação integra o Baile Esperando o Momo e começa a partir das 14h, com desfile, apresentação das candidatas e coroação da corte que irá representar o bloco no Carnaval de Salvador 2026.

Ao todo, 14 mulheres, com idades entre 64 e 82 anos, disputam os títulos de Rainha, Princesa e Miss Simpatia, reafirmando o protagonismo da pessoa idosa dentro da maior festa popular da capital baiana. O evento é gratuito e funciona como uma prévia do desfile oficial do bloco no Circuito Batatinha, marcado para o domingo de Carnaval, 15 de fevereiro, com o tema “No Batuque do Samba Junino”.

Além da disputa, o baile contará com apresentações musicais que resgatam a tradição dos antigos carnavais de Salvador. Entre as atrações está o Samba Fogueirão, grupo com trajetória histórica no bairro da Federação e referência do chamado samba duro, reconhecido como Patrimônio Imaterial da capital. A programação inclui ainda a Banda Recordar, que traz ao público um repertório marcado por marchinhas, sopros e percussão.

Segundo a presidenta do bloco Quero Ver o Momo e idealizadora do concurso, Cris Santana, a iniciativa busca valorizar a mulher idosa como sujeito ativo da cultura popular e fortalecer os vínculos entre gerações. Para ela, o concurso também se transforma em um espaço de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento da autoestima das participantes, muitas das quais passam a se envolver mais nas atividades culturais da comunidade após a experiência.

Leia Também:

Candidatas deste ano
Candidatas deste ano | Foto: Divulgação

Já tradicional no calendário cultural do Centro Histórico, o Baile Esperando o Momo reúne moradores, foliões e familiares das candidatas em um encontro que preserva a memória dos antigos bailes carnavalescos e reforça o compromisso do bloco com ações voltadas ao bem-estar, lazer e visibilidade da população idosa.

A Associação Cultural e Carnavalesca Quero Ver o Momo é apoiada pelo Programa Ouro Negro, do Governo da Bahia, que investe na valorização da cultura popular e identitária, fortalecendo blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e blocos de índio no Carnaval baiano.

exclamção leia também