27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Tá sabendo? - 27/01/2026, 17:30 - Da Redação

Ambulantes vão receber treinamento para trampar em Iemanjá e Carnaval

Curso será realizado na Arena A Tarde

Ambulantes vão passar por capacitação para Iemanjá e Carnaval
Ambulantes vão passar por capacitação para Iemanjá e Carnaval |  Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Os ambulantes credenciados para atuar na Festa de Iemanjá e no Carnaval de Salvador 2026 precisam participar de um curso de capacitação profissional, nesta quarta-feira (28). A iniciativa, organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), tem como objetivo fornecer orientações gerais, melhores práticas de atuação durante os eventos, esclarecer os direitos dos trabalhadores e apresentar os serviços municipais disponíveis. O treinamento será realizado na Arena A Tarde, localizada na Rua Prof. Milton Cayres de Brito, Nº 204, ao lado do prédio do jornal, em Salvador.

Os ambulantes devem apresentar um documento oficial com foto e seguir o cronograma conforme a primeira letra do nome. Quem tiver o nome iniciado pelas letras de A a J participará das 8h às 12h, com chegada até às 9h. Já os nomes de K a Z devem comparecer das 14h às 18h, com chegada máxima até às 15h. A participação é obrigatória, conforme definido no credenciamento, e a ausência implicará na exclusão automática do cadastro.

Leia Também:

Durante as quatro horas de curso, os vendedores receberão instruções de profissionais especializados sobre técnicas de vendas, atendimento ao público, práticas de higiene, descarte adequado de resíduos e cumprimento das normas do evento. Também serão apresentados os serviços de apoio oferecidos pela Prefeitura, como o Salvador Acolhe, que cuida dos filhos dos ambulantes enquanto trabalham; os Restaurantes Populares, que disponibilizam refeições gratuitas; além do transporte gratuito, entre outros benefícios.

“A capacitação dos trabalhadores ambulantes é fundamental para garantir um Carnaval mais organizado, seguro e acolhedor. Ao orientar esses profissionais, fortalecemos o ordenamento do espaço público, melhoramos a qualidade do serviço prestado e contribuímos para uma festa que respeita a cidade, os trabalhadores e a população”, destacou o secretário da Semop, Décio Martins.

O secretário também enfatizou a necessidade de seguir as diretrizes do poder público. “Durante o curso, reforçamos as orientações sobre o que pode ou não ser vendido, como a proibição de garrafas de vidro, garantindo mais segurança e organização nas nossas festas populares, assim como o respeito às marcas dos produtos autorizados”, acrescentou.

As melhorias voltadas à valorização dos trabalhadores fazem parte do Pacto Intergovernamental de Promoção do Trabalho Decente, do Empreendedorismo e do Desenvolvimento Econômico no Carnaval de Salvador. O projeto reúne a Prefeitura de Salvador, o governo federal, o governo estadual e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que atua como parceira técnica e educacional.

O diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, considera o curso um dos momentos mais relevantes para os ambulantes durante as festas populares. “O destaque especial deste ano é a parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, representado pela UFRB, que, junto à Semop, estruturou todo o curso de capacitação e fará a distribuição da cartilha informativa”, explicou.

O treinamento e o material abordam temas como cuidados com o acondicionamento dos produtos, localização das creches para filhos dos ambulantes durante o Carnaval, regras de conduta, endereços dos restaurantes populares, rotas de emergência, descarte correto de resíduos, entre outras informações. “Todas essas orientações facilitam a vida dos trabalhadores e garantem uma atividade mais segura para todos, tornando nossas festas populares ambientes cada vez mais organizados e geradores de renda para muitos pais e mães de família que atuam no comércio informal da capital”, finalizou Carvalho.

exclamção leia também