O cantor Rodriguinho chamou Isabelle de “índia” após ganhar a Prova do Líder no Big Brother Brasil 2024 ao escolher sister como um dos alvos para o paredão. Depois do ao vivo, a participante chamou o artista para explicar porque o termo é “pejorativo”. Nas redes, a sister ainda ganhou o apoio da ministra Sonia Guajajara.
“Vou dar uma pulseira para nossa índia”, disse Rodriguinho durante a escolha dos alvos, no ao vivo. “O termo ‘índia’ é meio pejorativo, e o mundo está compreendendo isso agora. [O certo] É indígena ou povo originário. Índia foi quando o colonizador chegou no Brasil e quis dizer que parecíamos o povo da Índia, porque ele errou de caminho”, explicou Isabelle após a dinâmica.
Durante a conversa, o cantor disse que “quer entender” e agradeceu pela explicação sobre os termos. “A gente está se reeducando, em constante evolução. A partir de então, você já sabe”, completou a sister.
No Instagram, a sister ganhou o apoio da Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, em publicação postada na rede. “Parabéns por trazer essa pauta em rede nacional, para que as pessoas possam compreender e desmistificar os estereótipos de colonizadores que tentam nos impor até hoje”, iniciou a Ministra.
Sonia Guajajara ainda exigiu respeito pela cultura indígena. “No Brasil, somos 305 povos indígenas diferentes, com 274 línguas faladas, e ainda temos uma média de 114 grupos de povos não contatados. Não é possível resumir tanta diversidade em um único termo, né, minha gente? Por isso, nos reivindicamos povos indígenas e exigimos respeito com a nossa cultura tão rica e plural”, completou