31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / BBB 2024

Língua venenosa - 20/03/2024, 09:57 - Dara Medeiros- Atualizado em 20/03/2024, 10:18

Imã de cancelamento: relembre falas problemáticas de Fernanda no BBB

Sister já disparou ofensas sobre lugares, brothers e até sobre a própria família

Fernanda Bande está sendo cancelada na internet
Fernanda Bande está sendo cancelada na internet |  Foto: Reprodução/Globoplay

A confeiteira Fernanda Bande é uma das sisters do BBB 24 com mais falas apontadas como “problemáticas” pelo público. Ácida e sem medo do cancelamento, a cria de Niterói, no Rio de Janeiro, já protagonizou cenas comprometedoras, como o dia em que ela disse que Davi Brito saiu do “c* da Bahia” e quando ela detonou o corpo de Alane Dias. As novas polêmicas surgiram na madrugada desta quarta-feira (20), quando Fernanda afirmou que tem momentos em que sente vontade de matar os filhos e ser presa e ironizou o discurso de Beatriz, afirmando que iria citar a morte do próprio avô ao vivo para fazer VT.

Confinada, Fernanda nem imagina que a repercussão das suas declarações estão sendo negativas. Ela foi apontada como xenofóbica, homofóbica e preconceituosa por internautas diversas vezes, e o Portal MASSA! reuniu os principais momentos nesta matéria.

Ofensas à Bahia e a Davi

Fernanda emplacou uma grande briga com os baianos ao falar do local em que Davi nasceu, dizendo que ele teria saído do “c* da Bahia”. Ela também foi acusada pelos fãs do reality de ter menosprezado o motorista de aplicativo ao compará-lo com Nizam.

"Vai comparar também, Davi, que deve ter vindo do c* da Bahia com Nizam, que viajou o mundo inteiro, que teve acesso a muitas outras coisas. É complicado. O garoto tem uma educação impecável. Nizam fala nove línguas, viu? De tudo um pouco", disse ela na ocasião.

A segunda vez que Fernanda citou o estado baiano foi para questionar o que haveria de bom na Bahia. Ela conversava com os brothers Lucas Henrique e MC Bin Laden sobre culinária e deixou claro que não gostaria de falar com Davi sobre o tema.

“Ele mora na Bahia. O que deve ter na Bahia de legal? Você que conhece a Bahia, quais são os restaurantes legais da Bahia?”, perguntou a confeiteira.

A equipe oficial de Fernanda Bande se posicionou publicamente e afirmou que ela não foi xenofóbica: “"Em NENHUM momento de TODA a conversa, Fernanda desmerece ou deslegitima o estado da Bahia, tão pouco a culinária baiana”.

Por último, mas não menos pesado, telespectadores do BBB apontaram que a sister chamou Davi Brito, que é morador do bairro de Cajazeiras, de “favelado”. Ela estava falando sobre sua indignação ao achar que o brother ganharia o programa. “Dá prêmio para favelado, dá prêmio para quem vocês quiserem”, reclamou.

Falas problemáticas sobre PCDs

Mãe atípica de um garoto autista, Fernanda Bande tem sido cobrada pelo público por ter falas problemáticas sobre Pessoas com Deficiência (PCDs). Ela usa termos como “retardado”, “dodói” e “probleminha”, inclusive para se referir a participante Beatriz.

Sobre o assunto, a sister já comentou dentro do programa que é um hábito por causa da época e do local em que ela nasceu. “Eu tenho vários vícios de linguagem. Lá em casa a gente fala o tempo inteiro ‘retardado’, mas é uma coisa nossa. Tipo, todo mundo fala em Niterói, todo mundo fala nas casas”, contou ela a Bin.

Ela afirmou que não acha certo, mas que o processo de mudar isso pertence a cada pessoa: “Não é certo mesmo, mas mudar tudo isso é um processo, e esse processo ainda é individual”.

Aparência física de Alane

Um dos primeiros conflitos desta edição do BBB foi entre Alane e Fernanda. Elas estavam trocando farpas na academia do programa quando a ‘loba’ disse que a paraense deveria malhar, porque a perna estava meio “molinha”.

A discussão virou um grande bafafá no gramado da casa, com direito a choro, palavrões e bordões que ficaram conhecidos entre o público do BBB, como o famoso “chora, bonequinha”.

Acusação de homofobia

Aliada do MC Bin Laden no jogo, Fernanda virou alvo de acusações de homofobia da web ao comentar sobre o desabafo que o funkeiro fazia. Bin havia dito que estava preocupado com Giovanna, sister com quem teve um envolvimento, e foi interrompido pela amiga.

“Papo de vi@do, papo de vi@do”, disse Fernanda. O cantor ficou constrangido e rebateu: “Não fica falando essas coisas, mano. Fala não, pelo amor de Deus”.

Declarações polêmicas sobre a própria família

As falas que mais chocaram o público do BBB acabaram sendo as que Fernanda falou sobre a própria família. Primeiro, ela comentou sobre a sobrecarga que sente por causa dos cuidados com os dois filhos.

“Tem dias que você quer matar seus filhos e ser presa. Tem dias que você olha pra essas crianças e fala ‘se eu morasse num prédio jogava pela janela. Porque não aguenta, você não aguenta, surta, quer morrer’”, disse ela em conversa com Giovanna Pitel.

Para finalizar, a confeiteira aumentou o cancelamento sobre ela mesma quando ironizou que falaria ao vivo sobre a morte do avô, que faleceu por causa de um câncer agressivo, para se igualar aos discursos e depoimentos de sofrimento de Beatriz.

"Meu avô quando estava lá em casa morrendo com um câncer na garganta, com uma bola desse tamanho aqui, salivando, e eu ali do lado do velho morrendo, olhando aquela cena, moribundo. quer que eu fale isso também 'meu avô tá lá orando por mim, eu tô aqui por causa do meu avô'? Eu vi, eu vi coisas", declarou.

exclamção leia também