A fala problemática de Fernanda Bande no Big Brother Brasil 24 sobre Pessoas com Deficiência (PCDs) causou grande burburinho na internet. Indo além do reality show, o posicionamento da sister chamou atenção da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, que considerou um comportamento “capacitistas e discriminatórias”
Em nota, a Federação declarou ser lamentável a declaração feita por Fernanda ter acontecido durante a semana de comemoração ao dia nacional e internacional da Síndrome de Down.
"É nos causa grande estranheza terem sido proferidas pela mãe de uma criança com autismo, que vive a luta pela inclusão no seu cotidiano. Esperamos que o programa e a Rede Globo se manifestem e façam uma retratação, além de disseminar conteúdo informativo a respeito das síndromes existentes, a incluir a síndrome de Down", diz trecho do texto.
Leia Também:
Imã de cancelamento: relembre falas problemáticas de Fernanda no BBB
Fernanda volta a debochar da Bahia no BBB e é acusada de xenofobia
Beatriz leva punição gravíssima por derrubar Sabrina Sato; veja
Além disso, a associação destacou sobre o fato de práticas como a de Fernanda poderem ser consideradas como crime
"Ao tratar de tais comentários, torna-se imprescindível tecer acerca da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a qual traz em seu artigo 5° que todos são iguais e que os Estados deverão trabalhar contra a discriminação, e no seu artigo 8° traz que serão adotadas medidas para conscientizar toda sociedade. Assim, tais comentários atentam contra a Convenção e contra as pessoas. Reforçamos que este comportamento implica na continuação estrutural do preconceito contra as pessoas com deficiência, infringindo a lei n° 13.146/15 (LBI - Lei Brasileira de Inclusão) que deixa bem claro, em seu Art. 88, que é crime praticar, induzir ou incitar discriminação contra pessoas em razão de sua deficiência".