27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / A Fazenda

A casa caiu - 13/05/2025, 15:41 - Dara Medeiros - Atualizado em 13/05/2025, 16:21

De climão a memes: saiba tudo o que rolou com Virgínia na CPI das Bets

Influenciadora digital compareceu ao Senado para depor sobre a divulgação de jogos de azar

Virginia Fonseca compareceu à CPI das Bets nesta terça-feira (13)
Virginia Fonseca compareceu à CPI das Bets nesta terça-feira (13) |  Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A reunião para obter o depoimento da influenciadora e empresária Virginia Fonseca na CPI das Bets, nesta terça-feira (13), em Brasília, foi marcada por situações inesperadas e polêmicas. A esposa do cantor Zé Felipe foi convocada para prestar esclarecimentos sobre a divulgação de plataformas online de jogos de azar, como o famoso ‘Tigrinho’.

Leia Também:

A sessão começou por volta das 10h40. Virginia chegou acompanhada pelo esposo, que é filho do cantor Leonardo, e seus advogados, vestindo um moletom com a estampa do rosto de uma das filhas, Maria Flor, e carregando um grande copo térmico com água. A primeira imagem da blogueira na bancada do Senado já dividiu opiniões.

Virginia usou blusa com rosto da filha e levou copo rosa para prestar depoimento
Virginia usou blusa com rosto da filha e levou copo rosa para prestar depoimento | Foto: Reprodução/Youtube

“Um visual milimetricamente calculado para encarnar a persona da jovem despretensiosa, quase alheia à gravidade do tema. Ingênuo é quem acredita que foi espontâneo”, alfinetou uma mulher. "Nenhum glamour. Quase imperceptível quão milionária ficou com o tigrinho", concordou outra. "Ai, gente, mas ela é jovem! Pior seria se ela fosse toda padrão e com uma blusa branca, vocês falariam do mesmo jeito", defendeu uma moça.

Questionamentos e atritos durante a CPI das Bets

Apesar do início da sessão ter sido amistoso, o clima mudou conforme os questionamentos e cobranças foram feitas para Virginia. Uma das indagações foi sobre o motivo dos familiares da blogueira usarem a conta dela para jogar ao invés de terem as próprias contas, já que ela afirma que as plataformas são confiáveis. A pergunta deixou a influencer nitidamente desconfortável.

Pegue a visão:

Outro apontamento foi sobre a suspeita de que Virginia Fonseca usa ‘contas demo’, assim como outros influenciadores digitais, para gravar vídeos de divulgação. Neste caso, os perfis estariam configurados para ganhar mais do que perder, já que foram criados para demonstração publicitária.

A blogueira afirmou que realmente joga pela conta disponibilizada pela empresa, com login e senha criados pelos contratantes, mas alegou que também perde em algumas rodadas, assim como outros usuários comuns, e disse que não era "necessariamente uma conta fake".

A influenciadora digital também aproveitou para se defender de algumas acusações. Ela declarou que os vídeos apontados pelos senadores em que ela divulga os jogos sem falar sobre os riscos do vício são antigos, antes das regras do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) terem sido firmadas.

Além disso, Virginia negou ter ganhado dinheiro a mais conforme os seguidores iam perdendo as apostas: "Nunca recebi R$ 1 a mais do que o meu contrato de publicidade que eu fiz por 18 meses. Era um valor fixo, se eu dobrasse o lucro [da empresa contratante], eu receberia 30% a mais da empresa, mas isso não chegou a acontecer”.

A blogueira foi firme em seus questionamentos e perguntou o motivo dos políticos não chamarem jogadores, times de futebol, emissoras de TV e organizações de eventos para depor também, alegando que as Bets estão presentes em todo lugar atualmente.

Gafes viraram memes na internet

Ao longo do depoimento de Virginia Fonseca, que foi transmitido integralmente na TV Senado, várias gafes foram cometidas e viralizaram nas redes sociais. Os internautas compararam a política brasileira com a série de humor ‘The Office’.

A relatora da CPI das Bets, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), citou a presença de Zé Felipe na sessão, e a blogueira elogiou o marido. “Aquele gato”, declarou.

O senador Dr. Hiran (PP-RR), presidente desta CPI, rebateu o comentário e arrancou risadas dos presentes e das pessoas que estavam acompanhando à distância. “Há controvérsias”, disparou ele.

Assista:

Outro momento que gerou discussões foi quando Virginia falou um dos bordões que ela usa para gravar stories no Instagram, logo depois de se apresentar para os políticos: “E é isso, que Deus abençoe a nossa audiência. Bora pra cima, obrigada”.

A atitude divertiu os senadores, mas irritou uma parte da população pela falta de seriedade. "Todo mundo rindo... Representa o pão e circo que é esse país", lamentou um internauta. "Por isso que o país não vai para frente, olha o nível", concordou uma jovem. "Não dá para levar a sério", disse outra.

A nora do cantor Leonardo também protagonizou um momento inusitado ao se confundir e chupar o microfone ao invés do canudo do copo. Ela foi novamente acusada de criar a situação para tirar o foco do público da seriedade do caso.

Veja:

Alguns erros de português por parte da influencer digital também foram notados pela galera, como a dificuldade em entender o significado das palavras ditas pelos senadores. Ela chegou a dizer que "minha intenção nunca foi lesionar ninguém", confundindo com o verbo 'lesar'.

Senador tieta Virginia em meio à CPI

O ponto alto e que mais repercutiu durante o depoimento foi quando o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) parou a sessão para tietar a blogueira. Além de declarar apoio à Virginia Fonseca, ele pediu que ela gravasse um vídeo para a esposa, que é fã dela.

“A influenciadora Virgínia Fonseca - que lucrou com o vício e a dívida dos pobres- é tratada como estrela pelo senador Cleitinho”, acusou a deputada estadual Duda Salabert (PDT-MG). "Não é mais necessário nenhum decoro no exercício da função?", questionou um homem.

O que ficou acertado na sessão?

Virginia Fonseca prestou depoimento por vontade própria
Virginia Fonseca prestou depoimento por vontade própria | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A CPI das Bets ainda está longe de acabar. Outros influenciadores digitais e várias pessoas envolvidas com a propagação de jogos de azar online serão ouvidos.

No caso de Virginia Fonseca, ela deu depoimento após a própria defesa dela ter a disponibilizado de bom grado para prestar esclarecimentos às autoridades. Na sessão, senadores sugeriram que ela repensasse em suas atitudes e cogitasse a possibilidade de encerrar a divulgação do tigrinho.

A blogueira, por sua vez, falou que está “reflexiva” depois de todos os dados que teve acesso, mas que não sabe como fará daqui para frente, pois quebra de contratos são milionárias.

Ela reforçou que o próprio Senado deveria tomar uma decisão de regulamentar ou proibir a divulgação dos jogos e ela, assim como todos os outros influencers, teriam que acatar.

Confira o depoimento completo:

exclamção leia também