24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Avanço - 20/04/2025, 06:30 - Da Redação

Vai bater certo? Anticoncepcional masculino é testado em humanos

Cientistas já estão observando o resultado do medicamento em homens

Remédio está em fase de teste em humanos
Remédio está em fase de teste em humanos |  Foto: Divulgação

Um dos medicamentos que prometem revolucionar a área da saúde, o anticoncepcional masculino pode estar cada vez mais perto de chegar às prateleiras das farmácias. Cientistas dos Estados Unidos já começaram a fazer o teste do remédio em humanos, e a expectativa é que ele ‘bata certo’ e traga bons resultados.

Leia Também:

Batizado de ‘YCT-529’, o anticoncepcional para homens é um tratamento reversível e não hormonal, evitando a produção de esperma sem alterar os níveis de testosterona. Se sua eficácia for comprovada, ele não vai alterar a libido dos usuários.

Antes de ser testado em humanos, o medicamento foi aplicado em ratos e primatas. No caso dos animais, ele apresentou 99% de eficácia contra a gravidez das parceiras, sendo que começou a funcionar para os macacos em duas semanas e para os ratos em quatro semanas.

O experimento também mostrou o processo de reversão dos efeitos do produto, para saber como funciona a interrupção da medicação. A fertilidade dos ratos voltou em seis semanas, já os primatas em 10 a 15 semanas.

A fase 1 dos testes nos homens, que é responsável por verificar se a droga é realmente segura, já foi encerrada. Agora, a medicação passou para a segunda etapa de exames e já alcança um grupo maior de voluntários. Os resultados devem ser apresentados ainda em 2025.

Para o pesquisador Gunda Georg, da Universidade de Minnesota, o remédio é um grande avanço em muitos aspectos: “Um anticoncepcional masculino seguro e eficaz vai oferecer mais opções de controle de fertilidade para os casais. Ele também permitirá uma responsabilização mais igualitária no planejamento familiar e na autonomia reprodutiva dos homens”.

exclamção leia também