26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Boa Novidade - 24/09/2024, 14:19 - Da Redação

Vacina contra bronquiolite em bebês chega ao Brasil; veja valores

Imunizante é indicado para gestantes e idosos e está disponível em redes particulares

Imunizante é indicado contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
Imunizante é indicado contra o vírus sincicial respiratório (VSR) |  Foto: Freepik

A Abrysvo, vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa a bronquiolite, chegará aos centros e clínicas particulares do Brasil nessa semana. Desenvolvido pela Pfizer, o imunizante será o único do país com indicação para idosos bebês, os dois grupos mais vulneráveis ao vírus.

Leia mais:
Evento beneficente da OSID pretende ampliar atendimento a mulheres com endometriose
Pesquisadores descobrem novo tipo sanguíneo; entenda
Qual povo no mundo menos usa camisinha? Veja a posição do Brasil

A indicação é que mulheres grávidas recebam uma dose única da vacina entre as semanas 24 e 36 de gestação para oferecer uma resposta imune contra infecções respiratórias que o VSR pode causar em bebês de até 6 meses de idade.

Valores

De acordo com a CNN, em Salvador, a dose da vacina Abrysvo pode ser encontrada no Laboratório Leme, que tem diversas unidades na cidade. O imunizante tem valores a partir de R$ 1.650.

O que é vírus sincicial respiratório (VSR)?

O vírus sincicial respiratório é um dos principais causadores da bronquiolite, quadro caracterizado pela inflamação aguda dos bronquíolos, ramificações finas e pequenas dos brônquios responsáveis por conduzir o ar para dentro dos pulmões.

Os principais sintomas da infecção por VSR incluem coriza, tosse e febre. O vírus pode causar quadros graves, causando sintomas como dificuldade para respirar, piora da tosse, aumento da frequência respiratória e dificuldade para deglutir e mamar, no caso dos bebês. Eventualmente, pode levar à internação e piorar condições de saúde já existentes, como cardiopatias, pneumopatias, diabetes, hepatopatias e nefropatias em adultos mais velhos.

exclamção leia também