26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Avanço! - 26/11/2025, 20:04 - Da Redação

Vacina 100% nacional contra dengue é aprovada e chegará ao SUS

Brasil se torna o primeiro país no mundo a fornecer essa vacina gratuitamente

Vacina deve chegar ao SUS em 2026
Vacina deve chegar ao SUS em 2026 |  Foto: Divulgação

Após muitos anos de espera e expectativa, nesta quarta-feira (26) a vacina contra a dengue produzida pelo Butantan passou por sua etapa final e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que apresentou um parecer favorável sobre a segurança e eficácia do imunizante. O Ministério da Saúde fará a inclusão no calendário nacional para disponibilização exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2026.

Leia Também:

Na próxima semana, o Ministério da Saúde levará o tema a um comitê de especialistas e gestores do SUS para definir a estratégia de vacinação e públicos que devem ser priorizados a partir dos resultados do estudo.

A pasta distribui vacinas importadas para 2,7 mil municípios. Desde o início da estratégia, mais de 7,4 milhões de doses foram aplicadas no público prioritário para esta vacina. Para 2025, o Ministério da Saúde garantiu 9 milhões de doses da vacina atualmente utilizada, com esquema vacinal que prevê duas aplicações para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Outras 9 milhões de doses estão previstas para 2027.

Avaliação e eficácia

Anvisa aprovou a aplicação da vacina
Anvisa aprovou a aplicação da vacina | Foto: Divulgação

A nova vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, que é segura e já utilizada em diversas outras vacinas em uso no Brasil e no mundo. Ela apresentou uma eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos. Isso significa que em 74% dos casos a doença foi evitada por conta do imunizante.

Também demonstrou 89% de proteção contra as formas graves e com sinais de alarme, conforme publicação na The Lancet Infectious Diseases.A indicação aprovada é para pessoas na faixa etária de 12 a 59 anos de idade. Este perfil ainda pode ser ampliado no futuro, a depender de novos estudos apresentados pelo fabricante.

Cenário epidemiológico

Vacina é 100% brasileira
Vacina é 100% brasileira | Foto: Divulgação

Mesmo com a redução de 75% nos casos de dengue em 2025, em comparação com 2024, o Ministério da Saúde reforça que o combate ao Aedes aegypti deve continuar em todo o país. Até outubro deste ano, o Brasil registrou 1,6 milhão de casos prováveis de dengue, representando queda de 75% em relação ao mesmo período de 2024. A maior concentração ocorre em São Paulo (55%), seguido de Minas Gerais (9,8%), Paraná (6,6%), Goiás (5,9%) e Rio Grande do Sul (5,2%).

Em relação aos óbitos, que até outubro somaram 1,6 mil, também houve redução de 72% em comparação ao mesmo período de 2024. São Paulo concentra a maior parte das mortes (64,5%), seguido por Paraná (8,3%), Goiás (5,5%), Rio Grande do Sul (3%) e Minas Gerais (8%).

exclamção leia também