
O governador Jerônimo Rodrigues deu início, nesta quarta-feira (26), à Operação Verão 2025/2026 da Segurança Pública, durante evento no Jardim de Alah, em Salvador. O esquema colocará mais equipes nas ruas e nas praias para acompanhar o fluxo maior de moradores e turistas durante a alta estação.
Leia Também:
O comandante do Corpo de Bombeiros, Aloisio Mascarenhas Fernandes, explica que a corporação recebeu novos equipamentos voltados principalmente para o salvamento aquático, que registra mais ocorrências no verão. Ele destacou que o aumento de visitantes na capital dos baianos tende a elevar o número de chamados por afogamento.
“Essa entrega é muito relevante porque dá suporte ao planejamento robusto que nós realizamos para a operação verão deste ano. Então nós estamos intensificando todas as atividades do Corpo de Bombeiros, em especial as de proteção à banhistas nos nossos balneários. Esses equipamentos são fundamentais na atividade do salvamento aquático, na busca subaquática", conta em entrevista ao grupo A Tarde.
O comandante afirma ainda que outras frentes também vão ganhar reforço: “Estamos ampliando outras atividades, como a resposta em cem de vegetação em áreas urbanas, a resposta às chuvas [...] temos agora intensificação de chuvas, então em áreas inundadas também há uma preocupação, uma preocupação com os incêndios florestais nesse período do ano, com atendimento pré-hospitalar, com aglomeração de pessoas.”
Aloisio também fala sobre a fiscalização em prédios e espaços com grande circulação, reforçando a necessidade de prevenção durante o período de festas e fluxo intenso de visitantes.
“Um estado festivo que recebe muito turistas, então nós precisamos implementar a mentalidade que nós acolhemos bem, mas que nós, sobretudo, protegemos bem os nossos e aqueles que nos visitam. Em particular, nós vamos ampliar a fiscalização das edificações que garante proteção às pessoas, aos frequentadores e, nesse sentido, buscando criar ou fortalecer uma mentalidade prevencionista na nossa população”, finaliza.
Proteção 'no máximo'
A Operação Verão chega com mais de 160 novos veículos, entre viaturas da Polícia Militar, furgões que funcionarão como delegacias móveis da Polícia Civil, bases móveis do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e embarcações para o Corpo de Bombeiros. A corporação também recebeu novos kits de salvamento aquático e conjuntos impermeáveis.
O reforço será distribuído em 111 municípios baianos, incluindo Salvador, Região Metropolitana e interior, com mobilização de 11 mil policiais e bombeiros até abril de 2026.
