Diversas pessoas integram o SUS (Sistema Único de Saúde) com a finalidade de conseguir recursos para suprir suas necessidades. Após o Ministério da Saúde oficializar a assinatura de um contrato de aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) explicou o funcionamento dessa ação.
Por meio de nota enviada ao Portal Massa!, o departamento estadual comunicou que o estoque pode suprir os pacientes por três meses e meio. Contudo, o Ministério da Saúde enfrenta uma dificuldade para fornecer de forma centralizada esses medicamentos, o que provoca a interrupção dos tratamentos.
Nesse sentido, pacientes grávidas e crianças com faixa etária inferior a 4 anos estão na lista de prioridades.
Leia Mais
Saúde anuncia compra de insulina em meio a risco de desabastecimento
Banco de Sangue de Salvador e Hemocentro funcionam nesta terça (15)
Brasil tem cerca de 15,7 milhões de pessoas com diabetes
“A ausência de fornecedores nas licitações nacionais provoca um risco de desabastecimento e a consequente interrupção dos tratamentos. O estoque adquirido pela Sesab priorizará pacientes grávidas e crianças menores de 4 anos, cadastradas nas unidades conveniadas ao CEAF- Componente Especializado da Assistência Farmacêutica”, diz um trecho da nota.
Confira a nota na íntegra:
“Em uma ação de excepcionalidade a fim de garantir a continuidade do tratamento de pacientes do SUS, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) adquiriu insulina do tipo Análoga de Ação Ultra Rápida com recursos do tesouro estadual, assegurando estoques para até três meses e meio. O Ministério da Saúde, que é o responsável pela aquisição e distribuição do fármaco para todo o território nacional, tem encontrado dificuldades na aquisição centralizada. A ausência de fornecedores nas licitações nacionais provoca um risco de desabastecimento e a consequente interrupção dos tratamentos. O estoque adquirido pela Sesab priorizará pacientes grávidas e crianças menores de 4 anos, cadastradas nas unidades conveniadas ao CEAF- Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.”