26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Doe sangue! - 15/11/2022, 06:05 - Louise Batista

Banco de Sangue de Salvador e Hemocentro funcionam nesta terça(15)

O GSH funciona das 7h às 18h na Avenida São Rafael, 2152, no bairro São Marcos. Já o Hemocentro, está aberto das 7h30 às 12h30, na Av. Vasco da Gama

O processo não dói e dura em média 40 minutos. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
O processo não dói e dura em média 40 minutos. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. |  Foto: Michelle Gordon, por Pixabay

Por Maria Laura S. de Souza

O Banco de Sangue de Salvador (GSH) e o Hemocentro Coordenador estão abertos nesta quarta-feira,15, feriado da Proclamação da República. O GSH funciona das 7h às 18h na Avenida São Rafael, 2152, no bairro São Marcos. Já o Hemocentro, está aberto das 7h30 às 12h30, na Av. Vasco da Gama.

A doação de sangue proporciona uma chance de vida aos pacientes que necessitam de transfusões. Dentre as situações que geralmente demandam o procedimento, estão a anemia falciforme, tratamento de câncer, acidentes de trânsito, queimaduras e pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio de grande porte. O processo não dói e dura em média 40 minutos. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

Para realizar a doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH) em bom estado de conservação. Dentre os requisitos para doar estão: ter idade entre 16 e 69 anos, menores de idade interessados em doar precisam de autorização e presença dos pais no ato. Pesar no mínimo 50kg, não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas e aguardar 3 horas após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos.

Para doar não é necessário estar em jejum. Se fez tatuagem e/ou piercing, é preciso aguardar 12 meses até a doação. Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses. Não pode ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias. Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas, AIDS, ou diabetes em uso de insulina. Em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias, consulte a equipe do banco de sangue.

No momento, o estoque da HEMOBA está crítico para os tipos sanguíneos O+, O-, B+ e B-. A instituição convida os voluntários à doação de sangue para manter o estoque considerado seguro e atender as demandas dos hospitais do SUS e conveniados. Para doar, basta comparecer à unidade. A doação no GSH pode ser agendada previamente através do telefone (71) 3281-6295, ou WhatsApp (71) 99718-8708.

exclamção leia também