
O sêmen é produzido pela mistura de líquidos das vesículas seminais, pela próstata e pelos espermatozoides que vêm dos testículos. Ele tem basicamente água, proteína, açúcares, algumas enzimas, vitaminas e anticorpos. Essas substâncias são importantes para a nutrição e locomoção do espermatozoide, para que ele chegue ao óvulo e o fecunde. Porém, ultimamente, as pessoas têm usado o líquido para as mais diversas funções, como tratamento de pele, o famoso skincare, e também como chá, com a promessa de melhorias nas cordas vocais.
Para sanar essas e outras dúvidas, o Portal MASSA! conversou com um especialista que esclareceu os mitos e verdades sobre o sêmen.
Leia Também:
De acordo com o urologista Marcelo Magalhães, o sêmen saudável tem uma coloração esbranquiçada, meio perolada, com uma textura viscosa, podendo ficar um pouco mais aguado. A variação também tem a ver com a alimentação e hidratação. Com relação ao sabor, o sêmen é meio adocicado, um pouco neutro e alcalino, isso tudo por causa da composição do PH. Porém, o médico faz um alerta: “Alterações marcantes, principalmente na cor para amarelo, verde, escurecido ou presença de sangue e mudança no sabor, pode indicar um problema de saúde, alguma infecção e isso talvez mereça atenção”, destacou.
Alimentos e sabores
Sabe aquela falácia de que o abacaxi pode mudar o gosto do sêmen? Não é baratino, não. O abacaxi e outras frutas doces podem deixar a substância mais adocicada.
“Isso acontece porque o que a gente come influencia a composição dos fluidos corporais de uma forma geral e isso teoricamente inclui o sêmen. Embora não existam grandes estudos científicos que comprovem realmente uma relação direta entre frutas e o sabor do sêmen, isso vem muito da experiência popular de relatos e do conhecimento que a gente tem sobre dieta e como a dieta pode afetar os fluidos do corpo como um todo”, disse o médico, afirmando que apesar não ter comprovação cientifica, essa conclusão é baseada na experiência popular e nos relatos do dia a dia.
E se as frutas podem deixar a substância mais agradável, outros alimentos podem deixá-la com um sabor meeiro, como o excesso de cebola, carne vermelha e álcool. O gosto pode ficar mais forte e amargo. Mas o doutor segue lembrando que essas informações também ainda não foram comprovadas cientificamente, foram adquiridas por meio de relatos.
Skincare e chá
Acostumado a fazer diversos atendimentos e a compartilhar dicas em seu perfil em uma rede social, Marcelo afirmou que desconhece o uso e a eficácia do sêmen, seja em forma de skincare ou de chá.