24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Importante - 09/05/2025, 06:15 - Silvânia Nascimento

Saúde mental de trabalhadores é tema de cartilha

Documento conta com depoimentos de especialistas que discorrem sobre a promoção da saúde emocional no ambiente de trabalho

Cartilha NR-1
Cartilha NR-1 |  Foto: Divulgação

Com a finalidade de alertar as empresas sobre a necessidade da atenção e do cuidado para com a saúde mental dos colaboradores, a Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH) lançou uma Cartilha Atualizada NR-1.

Leia Também:

O documento conta com depoimentos de especialistas que discorrem sobre a promoção da saúde emocional no ambiente de trabalho. O MASSA! conversou com os co-editores de Marketing da ABRH Bahia, Alexandre Ferreira e Jamile Buck, que apresentaram mais detalhes da cartilha.

“Ela é uma normativa de saúde mental, na qual as empresas vão ter a obrigação de ter um estudo, uma proteção para os riscos de saúde mental. Então, a cartilha é voltada para uma lei que, hoje, legitima a busca pela melhor regulamentação da atividade do trabalho. Antes, se tinha uma visão muito pequena daquilo que a gente chama de cuidados com o trabalhador”, explicou.

Importante destacar que a obrigatoriedade da Norma Regulamentadora nº 1, que exigiria das empresas a identificação de riscos psicossociais e a adoção de medidas para proteger a saúde mental dos profissionais , foi adiada pelo Governo Federal para 2026. Ela estava prevista para entrar em vigor em 26 de maio deste ano.

“Existem nas empresas questões que falam sobre atividade laboral, riscos físicos, mas o risco mental não é levado em consideração”, disse Alexandre.

Ansiedade lidera afastamentos

Dados apresentados pela cartilha, que já está disponível na versão digital no site da ABRH Bahia, apontam que, com 51%, a ansiedade foi o principal causador de afastamentos do trabalho em 2024. Em segundo lugar aparece a depressão com (17%), seguido do estresse (16%) e burnout (14%).

“A equipe de consultores que trouxemos na cartilha é composta por especialistas muito qualificados. A cartilha traz novidades positivas para as empresas e para o colaborador”, pontuou Jamile.

Ainda de acordo com dados do documento, os processos por doenças ocupacionais e acidentes representam mais de 20% das ações trabalhistas no Brasil.

exclamção leia também