27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Se ligue! - 25/06/2024, 12:09 - Agência Brasil

Proibidão! Anvisa barra o uso de produtos com fenol

De acordo com a nota do órgão, a proibição tem o objetivo de zelar pela saúde das pessoas

Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária |  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta terça-feira (25), a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos.

Leia mais: Renatinha causa polêmica ao opinar sobre o caso do peeling de fenol

De acordo com a nota do órgão, a proibição tem o objetivo de zelar pela saúde das pessoas “uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos”.

“A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos”, completou a Anvisa.

No início deste mês, o empresário de 27 anos, Henrique Silva Chagas morreu após realizar um procedimento estético chamado 'peeling de fenol'. A responsável pela aplicação do ácido foi Natalia Fabiana de Freitas Antonio, mais conhecida como Natalia Becker, que não é formada como esteticista e alegou, após a fatalidade, que aprendeu a fazer a técnica em um curso online.

exclamção leia também