
Recentemente, uma mulher de 37 anos, identificada como Neuva de Souza Alves morreu após ser picada um por enxame de abelhas enquanto limpava a casa na zona rural de Ipirá, na Bahia. O óbito de Neuva não é um caso isolado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 mil pessoas morrem por ano por causa dos insetos. Alguns falecem por doenças transmitidas, outros por causa de alergias.
Para entender melhor os perigos que as picadas de insetos podem causar, o Portal MASSA! conversou com um infectologista que sanou dúvidas e fez alguns alertas.
Leia Também:
O médico infectologista Robson Reis começou destacando que em alguns casos, a picada de um único inseto pode causar a morte. “Algumas pessoas apresentam um grau de hipersensibilidade bastante elevada e podem apresentar sérias complicações após uma picada de abelha ou mesmo uma formiga. Essas pessoas costumam evoluir para quadros graves alérgicos após uma picada, infelizmente podendo chegar a óbito”, explicou.
Como identificar um processo alérgico mais severo
De acordo com Robson, nas alergias mais graves “os pacientes costumam evoluir com lesões na pele que nós conhecemos como placas ou manchas avermelhadas, edema na pálpebra, nos lábios e edema de glote [inchaço na região da laringe, podendo obstruir a passagem de ar]. Outros sinais podem ser nos tratos gastrointestinais e respiratórios”.

Anafilaxia e Choque Anafilático
As alergias podem ser graves e cientificamente possuem nomenclaturas diferentes, por isso o infectologista explicou a diferença entre Anafilaxia e Choque Anafilático.
A Anafilaxia é uma condição grave em que o paciente vai apresentar, muitas vezes, lesões na pele, manchas, placas, edemas nas pálpebras, edema labial. Vai apresentar sinais e sintomas gastrointestinais, diarréias, náuseas, vômitos e podem apresentar sintomas respiratórios ou cardiovasculares.
Já o Choque Anafilático é ainda mais severo, pois para a medicina, quando o corpo entra em choque o organismo perde a capacidade de manter uma perfusão, que é o processo de fluxo sanguíneo que fornece oxigênio e nutrientes aos órgãos e tecidos do corpo. O paciente acaba tendo uma queda de pressão acentuada e pode evoluir para a falência múltipla dos órgãos.
Vale destacar que em casos de alergias mais graves a pessoa deve procurar um atendimento médico com urgência.
As alergias podem ser adquiridas ao longo da vida?
Segundo o médico, apesar das pessoas que sofrem com alergias já nascerem com esse quadro, é possível adquirir uma alergia com o passar dos anos. “No geral, as pessoas alérgicas já nascem com esses quadros. Ao longo da vida, o quadro pode melhorar ou piorar, o paciente pode se tornar mais sensível ou menos sensível. Mas em alguns casos, podem adquirir durante a vida. Por exemplo, alergias a medicamentos, muitas vezes a pessoas fazem uso por muito tempo e a partir de um determinado momento passam a apresentar alergias”, concluiu.