26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Barril - 02/10/2024, 19:30 - Da Redação

Mulher descobre câncer após investigar coceira nas partes íntimas

Paciente relatou sentir coceira e dor intensa ao redor dos órgãos genitais

Inicialmente, mulher recebeu diagnóstico de menopausa e infecção urinária
Inicialmente, mulher recebeu diagnóstico de menopausa e infecção urinária |  Foto: Reprodução/Facebook Jo Shaw Pyke

Uma mulher foi surpreendida com um diagnóstico de câncer raro após investigar uma coceira insistente ao redor dos seus órgãos genitais. Jo Shaw Pyke, de 48 anos, conta que chegou a consultar médicos que te prescreveram antibióticos por acreditarem que os sintomas estariam relacionados à menopausa e a infecções urinárias.

Leia mais:
Mil mulheres fazem mamografia no 1º dia da campanha Outubro Rosa
Remédio dos blogueiros para emagrecer: será que funciona?
Crohn: saiba tudo sobre doença que afeta Evaristo Costa

Segundo a paciente, antes da descoberta, o sintoma era acompanhado de uma dor muito forte. "Urinando lâminas de barbear”, descreveu.

A investigação do diagnóstico durou por volta de 18 meses. No período, médicos garantiam que Jo estava apenas sentindo efeitos da menopausa. “Continuei falando com os médicos, mas eles continuaram dizendo “é a menopausa. É tudo a menopausa”, disse Jo Shaw, em entrevista ao Daily Mail.

Somente em dezembro de 2023, um caroço foi detectado na vulva de Jo Shaw. A partir de então, após exames, foi revelado que a paciente tinha um tumor de 8 cm, aproximadamente do tamanho de uma bola de tênis. O diagnóstico recebido foi de câncer de vulva, um tipo raro da doença, muitas vezes associado a uma infecção pelo papilomavírus humano (HPV) ou a uma condição chamada líquen escleroso (LS).

Apesar de ter sido retirado em janeiro deste ano, uma biópsia realizada em junho apontou que o câncer havia retornado. Agora, o único tratamento disponível para Shaw é a imunoterapia.

“Com o melanoma de mucosa, não há sintomas ou efeitos colaterais significativos. Estou sendo tratada de forma paliativa”, contou a paciente.

Um estudo dinamarquês aponta que o câncer de vulva é o mais demorado de receber diagnóstico, visto que, os sintomas são diagnosticados erroneamente como candidíase ou sintomas da menopausa nos estágios iniciais.

exclamção leia também