O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), deu início à edição 2024 da campanha Outubro Rosa, nesta terça-feira (1º), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A campanha, voltada para a conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama, visa oferecer cerca de 30 mil mamografias gratuitas até o final de outubro.
Neste primeiro dia, oito unidades móveis foram instaladas na Arena Fonte Nova, onde foram realizadas cerca de mil mamografias. O atendimento, gratuito, é garantido por meio de agendamento prévio, e até o momento, cerca de 14 mil mulheres já reservaram suas vagas para os diversos exames e ações que serão realizados ao longo do mês de conscientização.
Para participar, é necessário realizar o agendamento no site outubrorosa.saude.ba.gov.br; é requisito ainda ter entre 40 e 69 anos, não ter realizado mamografia no último ano e não ter feito cirurgia de mama. É só agendar e comparecer portando documento com foto e cartão do SUS.
Jane Araújo, coordenadora do projeto de Rastreamento de Câncer de Mama, destacou que essa campanha tem um papel muito importante. “É sobre acessibilidade garantida. Essa porta aberta, essa facilidade de acesso só se encontra aqui em Salvador no Outubro Rosa”, disse. “Rastrear é tirar essa mulher do anonimato, ver como está a saúde dessa mulher que é assintomática, para que a gente possa pegar a doença na fase inicial e ter maior sucesso”, disse.
Oportunidade
A campanha Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças mais comuns entre as mulheres. Com esse incentivo, muitas delas entendem a importância do exame e de aproveitar a oportunidade, como é o caso da vendedora Eliete Santana, de 44 anos, que aproveitou a chance para realizar a mamografia anual.
“Eu achei muito bom porque a gente está tendo acesso fácil, não está precisando pagar, né? Claro que pagamos os impostos para isso, mas é diferente de ter que tirar um dinheiro para fazer um exame. Eu não tenho plano de saúde, e se precisasse pagar no particular seria muito caro”, contou Eliete.
“Foi ótimo, organizado, e agora é aguardar o resultado e se Deus quiser estará tudo bem”, completou. As mulheres que realizarem o exame serão orientadas sobre onde e quando deverão pegar o resultado; toda uma rede é montada para encaminhar as mulheres que tiverem encontrado alguma alteração no exame.