
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso do Mounjaro para o tratamento da apneia do sono em adultos com obesidade. O martelo foi batido nesta segunda-feira (20), e amplia as possibilidades de uso do remédio, que já era usado para diabetes tipo 2 e emagrecimento.
Leia Também:
A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio que rola quando os músculos da garganta se estreitam durante o sono, o que 'breca' parcialmente a passagem de ar. Isso causa pausas temporárias na respiração e roncos fortes.
Se não for tratada, a condição pode aumentar o risco de doenças graves, como hipertensão, diabetes tipo 2, infarto e derrame cerebral.
Poder do Mounjaro
A substância tirzepatida, presente no Mounjaro, e também vendida com o nome Zepbound, melhora os sintomas da apneia em pessoas com obesidade.
O medicamento atua regulando o açúcar no sangue e controla o apetite, o que também contribui para a redução de peso, fator diretamente ligado à melhora da qualidade do sono.
O Mounjaro pertence ao mesmo 'bonde' de medicamentos que o Ozempic, o Wegovy e o Saxenda, todos conhecidos por promoverem emagrecimento e controle metabólico.