Com a coordenação do Einstein, o Hospital Ortopédico do Estado iniciou as atividades de residência médica. No programa, 22 participantes têm a oportunidade de acompanhar o atendimento de pacientes internados, atividades ambulatoriais e procedimentos no centro cirúrgico.
Credenciado junto ao Ministério da Educação (MEC) e respaldado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o programa tem duração de três anos e oferece ensino para quem busca especializam na área.
Leia mais:
Hospital Ortopédico do Estado completa 100 dias 'batendo certo'
Os residentes também passam por treinamentos que abrangem desde o diagnóstico ao tratamento cirúrgico ortopédico e participam de reuniões clínicas, discussões de casos e análise crítica de artigos científicos.
O gerente do Hospital Ortopédico, Matheus Azi, destaca a importância da implantação do projeto. “O Einstein é considerado, hoje, o melhor hospital da América Latina e um dos melhores do mundo em ortopedia, de acordo com a revista norte-americana Newsweek. Aprender com os profissionais da organização é, portanto, uma oportunidade para que os profissionais ofereçam aos pacientes uma assistência segura e de qualidade, dentro de uma unidade 100% SUS”.
Veja também:
Jero e ministra da Saúde inauguram Hospital Ortopédico do Estado
Em São Paulo, a residência médica do Einstein em ortopedia completou 11 anos, em 2024. Com carga horária de 60 horas semanais, o programa permite que os residentes aprendam a prática da especialidade por meio de estágios tanto na unidade privada da organização, no bairro do Morumbi, como em um dos hospitais públicos que administra na cidade.
“Agora, ao absorver a residência médica do Estado da Bahia no Hospital Ortopédico, nosso objetivo é compartilhar o conhecimento adquirido pelo Einstein ao longo desses mais de 10 anos e garantir que os ensinamentos sejam, ao longo do tempo, aplicados tanto em casos de baixa como alta complexidades”, ressaltou Dr. Matheus Azi.
Vale destacar que o Hospital Ortopédico do Estado é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste e foi inaugurado em março deste ano. ocalizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.