O Hospital Ortopédico da Bahia, gerido pelo Einstein, realizará um mutirão de consultas ambulatoriais voltado para crianças e adolescentes no próximo sábado (21). A iniciativa, que ocorrerá das 7h às 13h, atenderá 110 pacientes de diversas regiões do estado, incluindo cidades como Vitória da Conquista, Seabra, Senhor do Bonfim e Porto Seguro. A convocação dos pacientes segue a ordem da regulação, de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também:
Casos de febre oropouche na Bahia já passam de mil
Inalar gases do parceiro pode prevenir doenças, revela estudo
O mutirão contará com a participação de 22 especialistas em coluna e ortopedia geral, além de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, técnicos e biomédicos. O principal objetivo do evento é reduzir o tempo de espera para acesso às consultas de ortopedia, oferecendo atendimento especializado de forma mais ágil e eficiente.
Para participar de mutirões como este, os pacientes precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde do SUS, como postos de saúde ou policlínicas, após uma avaliação inicial que identifique a necessidade de tratamento especializado com ortopedista. A própria unidade de saúde ou a Secretaria de Saúde do município faz o cadastro do paciente no Sistema de Regulação Ambulatorial (SRA), e o hospital entra em contato para agendar o atendimento.