25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

setembro verde - 01/09/2024, 07:59 - Da Redação

Governo lança campanha para incentivar doação de órgãos na Bahia

Caminhada no Farol da Barra, em prol a campanha, acontece na manhã deste domingo (1°)

A Bahia está entre os estados com os maiores índices de recusa familiar na doação
A Bahia está entre os estados com os maiores índices de recusa familiar na doação |  Foto: Ilustrativa/Reprodução/iStock

Com a chegada de setembro, a Bahia dá início ao "Setembro Verde", uma campanha promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O pontapé inicial será com uma caminhada no Farol da Barra, na manhã deste domingo (1°), que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos.

A Bahia, infelizmente, está entre os estados com os maiores índices de recusa familiar na doação, com cerca de 60% das famílias dizendo "não". Durante a caminhada, alguns serviços de saúde serão oferecidos, como aferição de pressão, medição de glicemia, orientações para uma vida saudável, e claro, uma equipe de profissionais pronta para tirar todas as dúvidas sobre doação de órgãos.

Leia mais:

Fundação Caminho da Luz realiza jantar beneficente; veja como participar

Hospital Metropolitano faz mais uma captação de córneas

Hemoba e Bombeiros se unem em campanha para doação de sangue

Este ano, de janeiro a julho, o estado conseguiu realizar 593 captações de órgãos e tecidos, o que é um crescimento de 24% comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, a lista de espera também cresceu, passando de 2.930 para 3.436 pacientes.

Entre eles está o senhor Edson da Silva, que já está há três anos esperando por um rim. “Aguardo ansioso para sair dessa máquina”, conta o paciente, que três vezes por semana precisa encarar 4 horas de hemodiálise para se manter vivo.

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, explicou que o aumento na lista de espera se deve ao maior acesso ao serviço e à maior disseminação de informações, que incentivam mais pessoas a buscarem o tratamento.

exclamção leia também