O aumento da popularidade das famosas garrafinhas de água, por um um lado, contribui para o aumento da hidratação, porém, o utensílio pode se tornar perigoso se não higienizado corretamente, aumentando a proliferação de bactérias e o risco de contrair doenças.
Leia mais:
Parceria de Prefs e shopping oferece serviços de saúde gratuitos para homens
Queridinha do mundo 'fit': creatina requer cuidado barril dobrado
Jovem com seios gigantes impressiona com antes e depois
Segundo um estudo da Water Filter Guru, as garrafinhas de água reutilizáveis apresentam, em média, 40.000 bactérias a mais do que um assento de vaso sanitário. Além do acúmulo de sujeira e resíduos, o ambiente em que as garrafas são deixadas pode contribuir para contaminações adicionais.
Para manter o uso das garrafinhas em segurança, é recomendada a higienização logo após o uso, focando tanto no interior quanto no bocal e nas áreas de enroscamento, onde o acúmulo de sujeira é mais provável. A limpeza deve ser feita com água e sabão neutro, e pode incluir o uso de água fervente para uma desinfecção mais completa.
Além da falta de higiene com as garrafinhas, o infectologista alerta para outras formas de contaminação. Entre elas, está o apoio de talheres em superfícies não higienizadas e também levar a mão não higienizada à boca.