Prestes a ser inaugurada, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalada em Jequié, será mais um serviço do tipo que integrará a rede de assistência a pacientes com câncer. A nova Unacon começa a ofertar ainda este mês consultas ambulatoriais, exames, cirurgias e quimioterapia.
Segundo a Sesab, a entrega está dentro da estratégia de regionalização da saúde do governo do Estado. Somente na unidade da Unacon do HGPV, houve um investimento de R$ 1,1 milhão, de acordo com a secretaria. No local, serão 12 cadeiras de quimioterapia, 2 salas de estabilização e 2 consultórios. A previsão é que o serviço realize cerca de 5,3 mil sessões de quimioterapia por ano.
O extremo sul baiano é outra região que passou a contar com um reforço no atendimento em oncologia. Em março, foi aberta a Unacon do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Uma das pacientes que está em tratamento no local é Franciele de Oliveira Moreira, moradora de Porto Seguro. “Se não fizesse a quimioterapia aqui, eu teria de ir para Teixeira de Freitas”, conta. “A praticidade de estar na minha cidade é muito maior. Acredito que isso auxilia muito na redução dos efeitos colaterais.”
Também com 12 leitos de quimioterapia, o serviço atende pacientes de Porto Seguro e outros sete municípios da região. A médica oncologista clínica Virgínia Altoé aponta que houve um grande ganho para os pacientes com a implantação da unidade. “Antes, eles precisariam viajar de 5 a 6 horas para outras unidades, para realizar o procedimento”, afirma. “Agora, há um melhor conforto aos pacientes que não precisam mais enfrentar as viagens. Temos uma estrutura totalmente preparada e equipe capacitada, com suporte de atendimento psicológico e de assistente social.”
Na região oeste, uma das beneficiadas pela regionalização do atendimento oncológico é Marilene da Silva Alves. Diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2022, ela está sendo assistida na Unacon do Hospital do Oeste, unidade da Sesab em Barreiras. “Quando soube da doença, pensei em ir para Goiânia, pois não sabia que aqui em Barreiras poderia ter o tratamento”, lembra. “Fiquei feliz em poder continuar a ter minha assistência aqui. Termino a sessão de quimioterapia e volto para minha casa, para minha família.”
Maior adesão
Subsecretário da Saúde do Estado, o médico Paulo Barbosa explica que a expansão darede de atendimento em oncologia aliada à boa cobertura da mamografia de rastreio de câncer de mama é essencial para aumentar o sucesso no tratamento e reduzir a mortalidade pela doença. “Quando ofertamos a assistência na região do paciente, a adesão ao tratamento é muito melhor”, destaca. “Se evitarmos a necessidade de grandes deslocamentos, damos mais qualidade ao paciente. Antes, um paciente de Barreiras tinha de viajar para Salvador, o que não é mais necessário.”
Outra região que também conta com Unacon é a de Irecê. Instalada no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, o serviço atua no diagnóstico e tratamento do câncer, disponibilizando consultas de oncologia clínica e cirúrgica, além de procedimentos, como quimioterapia. Além de mastologia, a unidade atende nas especialidades de urologia e ginecologia, com estimativa de 440 atendimentos por mês.
O atendimento em oncologia no interior ainda foi reforçado recentemente com as Unacons de Juazeiro e Caetité. No norte baiano, o serviço está instalado no Hospital Regional de Juazeiro. No local, é oferecido tratamento cirúrgico, quimioterapia e radioterapia.
Para o atendimento em uma das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia, a paciente com diagnóstico de câncer de mama deve buscar uma unidade básica de saúde ou a secretaria da saúde do município onde reside para que seja encaminhada para o tratamento via sistema Lista Única.