26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Alerta - 20/02/2026, 07:14 - Da Redação

Dois casos de Mpox são registrados na Bahia; saiba os sintomas

Vírus é considerado extremamente contagioso

Outros dois casos estão sob análise e aguardam os resultados do exames
Outros dois casos estão sob análise e aguardam os resultados do exames |  Foto: Ilustrativa/Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que duas pessoas foram diagnosticadas com Mpox na Bahia entre janeiro e quinta-feira (19). Os casos foram registrados em Salvador, com uma pessoal natural de Osasco (SP), e Vitória da Conquista, em uma mulher que não mora na cidade.

Ainda segundo informações da Sesab, outras duas situações estão sob suspeita da doença, enquanto três foram descartadas após exames. Os casos não aconteceram durante o carnaval.

Leia Também:

O que é Mpox

A Mpox é uma doença extremamente contagiosa, a qual é transmitida em contato direto com a pele da pessoa infectada, principalmente quando há feridas.

O vírus é da mesma família da antiga varíola. Outra forma de contrair a doença é com o uso de objetos pessoais como toalhas e roupas.

Principais sintomas

➡️ Febre
➡️ Dores de cabeça e musculares
➡️ Sensação de fraqueza
➡️ Inflamações nos nódulos linfáticos
➡️ Lesões na pele que começam no rosto e se espalham pelo corpo, atingindo principalmente as mãos e os pés

Tratamento

Até o momento não existe nenhum remédio específico para combater a doença, por isso o tratamento consiste em aliviar os sintomas e evitar a piora do paciente. A pessoa tem que ficar isolada até que as feridas cicatrizem, o que pode levar de duas a quatro semanas.

exclamção leia também