29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Saúde e Bem-estar - 07/08/2023, 17:41 - Larissa Falcão

Crudivorismo: Saiba como funciona a dieta que matou influencer gringa

Influenciadora era adepta à dieta baseada no consumo de vegetais crus

Influenciadora era adepta ao crudivorismo
Influenciadora era adepta ao crudivorismo |  Foto: Reprodução/Internet

Há algumas semanas, uma influenciadora russa conhecida como Zhanna D'Art morreu "de fome e exaustão" após adotar uma alimentação extremamente rígida e restritiva. Ela era vegana e tinha uma alimentação baseada apenas no consumo de frutas e vegetais crus, além de não consumir água há mais de seis anos.

Para entender melhor como funciona esse tipo de alimentação, conhecida como "crudivorismo", o Portal MASSA! traz a visão de uma especialista no assunto. A nutricionista Naiara Suzart, formada em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia, atua na área de nutrição clínica e explicou, com propriedade, os benefícios e cuidados que são necessários para seguir uma alimentação crudívora.

“Os adeptos desse tipo de alimentação acreditam que ao comer os alimentos em seu estado natural e cru conseguem manter as suas propriedades nutricionais e enzimáticas, proporcionando assim, mais benefícios à saúde, Para eles, altas temperaturas podem degradar os nutrientes e enzimas naturais dos alimentos”, iniciou.

Naiara ressaltou que, dentro de uma alimentação crudívora, é essencial que haja uma boa hidratação, com consumo regular de água para um bom funcionamento do organismo. O que não se aplicava à dieta da influenciadora, uma vez que ela não fazia consumo de água há mais de seis anos.

“O crudivorismo não priva o adepto do consumo de água. Pelo contrário, a água é um componente essencial da alimentação crudívora e continua sendo uma necessidade básica para a hidratação do corpo humano. Inclusive, o consumo adequado de água é encorajado e incentivado pelos adeptos dessa dieta”, lembrou a nutricionista

O caso trouxe o questionamento de que uma alimentação mais natural, seja apenas por meio do veganismo ou também pela aderência de uma alimentação crudívora, é uma prática não-saudável por conta da privação de proteínas de origem animal. Entretanto, o fato é que essa alimentação pode ser muito benéfica à saúde, quando feita de forma adequada.

"A dieta crudívora pode contribuir para diminuir o colesterol e a gordura corporal, bem como, melhorar a capacidade digestão, aumentar a sensação de energia, e ainda reduzir os níveis de estresse e ansiedade, especialmente por causa dos óleos essenciais e fitoquímicos dos vegetais que permanecem intactos até o consumo", completou Naiara.

Para que a dieta crudívora funcione de forma saudável e benéfica à saúde, a nutricionista separou algumas dicas essenciais para que a dieta seja sua aliada, e não sua maior rival.

Confira dicas para uma dieta crudívora saudável:

- Consumir uma variedade de alimentos, com um amplo consumo de frutas, vegetais, nozes, sementes e grãos germinados em sua dieta;

- Equilíbrio nutricional, certificando de que está consumindo todos os nutrientes essenciais (como proteínas, gorduras saudáveis, carboidratos, vitaminas e minerais);

- Garantir a ingestão equilibrada de nutrientes, especialmente vitamina B12, ferro, cálcio e proteínas, que podem ser mais desafiadoras de obter apenas com alimentos crus;

- Ter uma hidratação adequada, é essencial beber água regularmente para garantir a hidratação adequada;

- Contar com orientação do nutricionista de forma regular, para que seja feita uma avaliação completa, com um plano nutricional adequado para atender seu objetivo com saúde

Por fim, é necessário e importante escutar os sinais do nosso próprio corpo, e reconhecer limites. É preciso ficar atento aos sintomas negativos ou deficiências, que se caso apareçam, é necessário procurar orientação nutricional.

Leia também:

Influencer gringa morre de fome após fazer dieta só com vegetais crus

exclamção leia também