A influenciadora russa Zhanna D'Art, de 39 anos, morreu "de fome e exaustão" após adotar uma dieta extremamente rígida e restritiva. Zhanna era vegana há cerca de 10 anos, e tinha uma alimentação baseada apenas no consumo de frutas e vegetais crus. A influencer faleceu no dia 21 de julho, na Malásia. Ela apresentava graves sinais de desnutrição e 'mal conseguia andar', dias antes da sua morte.
A dieta utilizada pela russa é conhecida como 'Raw Food', "comida crua" em inglês. O crudivorismo se baseia numa alimentação feita apenas com vegetais encruados, que tem na base da alimentação, o consumo de água. Com informações de amigos e parentes, a influencer não bebia água há mais de 6 anos, e substituía por sucos e frutas suculentas.
Ao Daily Mail, amigos da influencer relataram que ficaram "horrorizados" com a aparência da amiga, e que aconselharam ela a procurar ajuda médica, mas ela recusou. Segundo eles, Zhanna sofria de anorexia, e estava tão fraca nas últimas semanas de sua vida "como resultado de sua dieta extrema que ela estava praticamente acamada e levava vários minutos para subir um degrau de escada", relataram
A mãe da influenciadora revelou ao jornal russo Vechernyaya Kazan, que Zhanna morreu de uma infecção semelhante à cólera, por conta da sua alimentação extremamente restritiva. A família está lutando para levar o corpo de volta para a Rússia.