25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Dia Mundial do Autismo - 02/04/2024, 15:37 - Da Redação

Conscientização do Autismo: caminhada na Barra acontece neste sábado

Instituições pretendem ampliar a visibilidade e pedir mais políticas públicas para pessoas autistas

Mais de mil pessoas devem participar da caminhada
Mais de mil pessoas devem participar da caminhada |  Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril e estabelecido pela ONU desde 2007, tem como propósito promover o conhecimento e abrir debates sobre as necessidades e direitos das pessoas autistas. Com isso, algumas instituições organizam uma caminhada tradicional para aumentar a visibilidade da neurodiversidade e buscar apoio da sociedade. O evento ocorrerá neste sábado (6), com concentração no Morro do Cristo e trajeto até o Farol da Barra.

O mês de abril é conhecido como Abril Azul e, une especialistas e familiares em prol da luta por respeito e inclusão. O Centro Mundo do Anjos, a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), a Palmares Centro de Estudos e Assessoria por Direitos, entre outras instituições, participam dessa ação.

Este ano, a campanha nacional enfatiza o tema "Valorize as capacidades e respeite os limites", destacando a importância de compreender as diferentes habilidades e condições das pessoas autistas. Laura Ferraro, fonoaudióloga e fundadora do Centro Mundo dos Anjos, ressalta a necessidade de conscientizar a sociedade e os órgãos públicos sobre a inserção social, acesso a tratamentos especializados e expansão de escolas inclusivas.

“Nós, familiares, profissionais da saúde e educação e organizações não governamentais, vamos às ruas para pedir apoio aos aliados à causa, destacando que este é um dia de luta pela visibilidade e inclusão de pessoas autistas”, afirma.

Vestindo azul e realizando a soltura de balões, a ação pede mais políticas públicas para pessoas neurodiversas, assim como preparo de professores e profissionais que assistem as crianças em ambientes educacionais. “Convidamos a sociedade e famílias de pessoas com autismo a participar da caminhada, que simboliza a nossa união. Todo apoio é bem-vindo para ampliar o alcance da nossa ação”, finaliza Laura.

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento sem causa específica identificada, pode manifestar-se de diversas formas e com diferentes níveis de gravidade. O diagnóstico do TEA é estabelecido por médicos psiquiatras ou neuropediatras, que identificam características como atrasos na comunicação e na fala, comportamentos repetitivos e restritos, dificuldades na interação social e alterações sensoriais.

O tratamento do autismo pode ser composto pela realização de terapias interdisciplinares com os profissionais da psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicomotricista, fisioterapia, psicopedagogia, musicoterapia e nutrição.

Essas terapias devem ser realizadas de forma sistemática e semanal, respeitando as necessidades individuais de cada criança ou pessoa com TEA. Uma avaliação detalhada por profissionais especializados é fundamental para determinar as prioridades e os encaminhamentos necessários para cada paciente.

Centro Mundo dos Anjos

Com foco na avaliação, diagnóstico e tratamento do autismo, apraxia de fala, alterações de aprendizagem, terapias diversas e reabilitação, o Centro Mundo dos Anjos, em Salvador, vem promovendo a melhoria contínua das habilidades infantis, através de 17 serviços multidisciplinares em nove áreas da saúde e educação. Ao longo dos seus oito anos de atuação, mais de 600 famílias já foram acolhidas e cuidadas no centro interdisciplinar.

Atualmente mais de 100 especialistas atuam no tratamento infantil, com intervenções realizadas em espaços lúdicos, com 13 salas temáticas inspiradas no mundo animal, para que as crianças possam explorar a natureza em diferentes espaços. A clínica ainda oferece atendimento online, consultoria, atendimento domiciliar e orientações às escolas, o que torna o processo de acompanhamento mais acessível para algumas famílias, cuidando das crianças em seus ambientes cotidianos, atingindo todos os contextos nos quais elas estão inseridas, facilitando a ambientação e orientação familiar e inserção social desses indivíduos na sociedade.

exclamção leia também