25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Alerta - 06/05/2024, 11:22 - Da Redação

Brasil está enfrentando um surto de herpes zoster, aponta DATASUS

Vacina contra a doença só está disponível no sistema privado

Projeto que busca incluir vacina no PNI está em traminatação na Câmara
Projeto que busca incluir vacina no PNI está em traminatação na Câmara |  Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O Brasil está passando por um surto de herpes zoster, com números alarmantes de casos relatados em todo o país. De acordo com dados do DATASUS, no ano passado, 127 mil brasileiros foram afetados pelo retorno do herpes zoster, marcando um aumento de 568% em relação aos 19 mil casos de 2022. Nos primeiros dois meses deste ano, o vírus já afetou 27 mil pessoas, triplicando os 9 mil casos registrados no mesmo período de 2023.

O herpes zoster, causado pelo mesmo vírus da catapora, é caracterizado por bolhas que coçam e ardem, conhecidas como "cobreiro", geralmente no tronco, braços, pernas ou, em casos mais raros, nos ouvidos. As dores intensas frequentemente são localizadas, e o vírus pode afetar os gânglios nervosos, causando complicações graves.

Apesar do alerta e preocupação com o surto, nenhuma das vacinas contra a doença está disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS), deixando a imunização completa acessível apenas no mercado privado. O custo da vacina no setor privado pode ser exorbitante, chegando a até R$ 1,7 mil.

Um projeto que visa incluir a vacina contra o herpes zoster no calendário nacional de imunização do SUS está atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados desde setembro de 2022. No entanto, o projeto ainda precisa passar por várias etapas, incluindo as Comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Senado Federal.

exclamção leia também