27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Psicologia explica - 29/07/2025, 10:30 - Amanda Souza

Bobbie goods e morango do amor: por que essas modinhas fazem sucesso?

Redes sociais colocam geral mesma bolha de hábitos e ninguém quer perder a chance de fazer parte

Moda do momento!
Moda do momento! |  Foto: Reprodução

Caderno e canetinhas do Bobbie Goods , bebês reborn e o doce do momento, o morango do amor, são só alguns dos itens que têm feito muita gente, mesmo de estilos diferentes, parecer quase a mesma pessoa.

Oficialmente, o Dia da Identificação é celebrado em 29 de julho, pelo menos no Estado de São Paulo, onde a data foi instituída por decreto desde 1989. A escolha remete a 1904, ano em que foi emitida a primeira carteira de identidade paulista. Mas, fora dos documentos oficiais, o que tem mesmo definido a identidade das pessoas hoje são as modinhas que viralizam por aí.

Leia Também:

A lista é grande: tatuagens minimalistas, roupas no estilo "clean girl”, receitas de bebidas com colágeno, “dupe” da garrafinha da Stanley ou Pacco, “look do dia” com peças idênticas às da influenciadora 'X'… e, com tudo isso, a sensação constante de estar ficando para trás caso você não acompanhe tudo.

Se você se identificou com isso, talvez esteja vivendo, ainda que sem perceber, sob os efeitos do comportamento mimético e da síndrome de FOMO, fenômenos que vêm ganhando força com o uso intenso das redes sociais.

Bobbie Goods, o caderno de colorir com canetinhas especiais que é uma sensação no TikTok
Bobbie Goods, o caderno de colorir com canetinhas especiais que é uma sensação no TikTok | Foto: Reprodução

Em entrevista ao Portal MASSA!, psicóloga a Camila Silva (CRP 03/28552), explica que o comportamento mimético é, de forma simples, reprodução de um comportamento, uma imitação. E essa imitação nem sempre é consciente: muitas vezes, ela nasce do medo de rejeição.

Aspas

Por medo de sofrer uma rejeição, o comportamento de imitação entra em ação. Pois o comportamento mimético é uma forma de buscar aceitação e pertencimento social

Esse impulso de fazer o que os outros estão fazendo se conecta diretamente à síndrome de FOMO, sigla em inglês para "Fear of Missing Out", ou medo de estar perdendo algo. Camila explica que o FOMO se intensifica pela constante exposição a vidas aparentemente perfeitas nas redes sociais, de maneira que as pessoas vão "desenvolvendo comparações, autocrítica, ansiedade, insegurança, sensação de estar sempre atrasada”.

Redes sociais x problema

Apesar de sempre terem existido, tanto o comportamento mimético quanto o FOMO foram potencializados pela internet e pelas redes sociais, que promovem a comparação em tempo real. O resultado pode ser desastroso: baixa autoestima, perda de autenticidade, busca constante por validação, e, em casos mais graves, até problemas emocionais.

Isso acontece em razão do algoritmo que regula essas redes sociais. Quando você se interessa minimamente por um assunto, começa a ser bombardeado por conteúdos relacionados a ele. Isso dá a sensação de que "todo mundo está fazendo aquilo" e, portanto, você não pode ficar de fora.

Aspas

A repetição de comportamentos só para não se sentir excluído de um meio social leva à perda da autenticidade, à desconexão com sua essência, levando a sentimentos de frustração e tristeza

Camila Silva, psicóloga
Camila Silva é psicóloga
Camila Silva é psicóloga | Foto: Arquivo pessoal

Atenção dos blogueiros

Camila afirma que influenciadores digitais têm um papel importante nesse ciclo. "São influenciadores que geram gatilhos de comparação irreal", resume. Isso ocorre, principalmente, quando pessoas com grande alcance digital exibem um estilo de vida padronizado e aparentemente perfeito, e milhares de seguidores passam a imitá-los na tentativa de se sentirem incluídos.

Mas por que algumas pessoas se deixam levar mais do que outras? A psicóloga aponta a razão: "Falta de autoconhecimento, medo da rejeição, influência". E é justamente no autoconhecimento que está a chave para quebrar esse ciclo. Camila orienta que para quebrar esse ciclo é preciso "buscar o autoconhecimento e identificar gatilhos que levem à comparação e imitação".

Problema a ser resolvido

Quem tem convivido com esses comportamentos, mudando de hobby de uma hora para outra apenas para seguir a moda do momento, vai ter que melhorar sua relação com a internet. "Precisa de limites e consciência, mas é possível usar [as redes sociais] de forma saudável”, responde a especialista.

A verdade é que não tem nada de errado em querer estar na moda ou seguir tendências, desde que isso não custe a sua identidade. O problema começa quando a busca por pertencimento silencia quem você realmente é!

exclamção leia também