A influenciadora estadunidense, Hayley Davies, viralizou na web ao relatar que um parceiro sofreu uma lesão no pênis durante a relação sexual, ao "acertar" o Dispositivo Intrauterino (DIU).
Leia mais:
Surto recente de febre Oropouche foi causado por nova linhagem viral
Nova medida do Hemoba reduz prazo para doadores com tatuagens
A declaração, feita em suas redes sociais para um público de 1,2 milhão de seguidores, levantou preocupações sobre a segurança desse método contraceptivo.
Entretanto, em entrevista ao Portal MASSA!, a médica ginecologista Karla Kallil, desmentiu a possibilidade de lesões dessa natureza relacionadas ao DIU. "É um método contraceptivo muito seguro", afirmou.
Ainda segundo a profissional, o dispositivo é revestido em plástico e, quando utilizado corretamente, não deve causar qualquer tipo de lesão durante a relação sexual.
Não vejo como um objeto de plástico que não tem ponta e é redondo possa cortar alguém
"Não vejo como um objeto de plástico que não tem ponta e é redondo possa cortar alguém. Não é possível que isso aconteça", ressaltou.
A dor é normal?
A especialista também esclareceu que, embora algumas mulheres possam sentir desconforto durante o ato sexual, isso não é uma consequência direta do uso do dispositivo.
"Se uma mulher experimentar dor ou sintomas anormais, é fundamental que busque orientação profissional. Isso é essencial para garantir que não haja complicações ou condições subjacentes que precisem de atenção", alertou, reforçando a importância do acompanhamento médico.