O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 7,8 milhões de unidades de um medicamento essencial no tratamento da tuberculose em todo o Brasil.
A remessa de rifampicina 4 em 1, combinando quatro medicamentos em um único comprimido, chega à Bahia com 70 mil unidades, reforçando a luta contra a tuberculose no estado.
Leia também:
Governo nega falta de vacinas de catapora e covid-19
Hospital em Salvador realiza tratamento pioneiro contra câncer
A rifampicina 4 em 1, que inclui rifampicina 150mg, isoniazida 75mg, pirazinamida 400mg e etambutol 275mg, representa um avanço significativo no tratamento da doença.
A combinação simplificada facilita a adesão dos pacientes ao plano terapêutico, potencializando as chances de cura e minimizando o risco de resistência aos medicamentos.
Além de ser fundamental para o tratamento da tuberculose, o medicamento também é utilizado na profilaxia e tratamento de doenças como hanseníase, meningite, brucelose e hidradenite.
Com a distribuição de 7,8 milhões de unidades para todos os estados, a medida visa atender à demanda nacional até o primeiro trimestre de 2025, garantindo o fornecimento contínuo para os centros de saúde e pontos de atendimento.