26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Tome cuidado! - 20/02/2026, 23:55 - Da Redação

Anvisa investiga 65 mortes ligadas a canetas emagrecedoras

Mais de 2 mil efeitos adversos já foram registrados

Anvisa investiga 65 mortes associadas a uso da caneta emagrecedora
Anvisa investiga 65 mortes associadas a uso da caneta emagrecedora |  Foto: Shutterstock/Marina Demeshko

O uso das chamadas canetinhas emagrecedoras acendeu um alerta nacional. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) investiga a possível relação desses medicamentos com 65 mortes registradas no Brasil entre dezembro de 2018 e dezembro de 2025.

Além dos óbitos, a agência também contabilizou 2.436 notificações de efeitos adversos associados ao uso das substâncias. Entre os sintomas relatados estão náuseas, diarreia e até episódios descritos como “experiência de morte iminente”.

Quais são os medicamentos

As notificações envolvem quatro tipos de medicamentos utilizados para controle de diabetes e também popularizados para emagrecimento. São eles:

Semaglutida (presente em remédios como Ozempic e Wegovy)

Liraglutida

Dulaglutida

Tirzepatida (presente no Mounjaro)

Leia Também:

O uso indiscriminado dessas substâncias, muitas vezes sem acompanhamento médico, tem preocupado especialistas da área de saúde.

Casos mais graves são minoria, mas preocupam

Apesar do número alto de notificações, a Anvisa aponta que os casos considerados graves representam cerca de 1% do total, o que corresponde a 71 ocorrências.

No início deste mês, a agência já havia aberto investigação específica sobre seis mortes suspeitas por pancreatite, possivelmente relacionadas ao uso de medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Saxenda.

Uso irregular ainda é dúvida

Nos registros analisados, ainda não há confirmação se os medicamentos utilizados pelas vítimas eram originais, falsificados, prescritos por médicos ou utilizados de forma irregular. Essa apuração faz parte da investigação em andamento.

Fique ligado

As chamadas canetas emagrecedoras se tornaram febre nas redes sociais, mas especialistas reforçam: o uso deve ser feito apenas com indicação e acompanhamento médico, já que os efeitos colaterais podem ser graves.

exclamção leia também