29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Saúde - 27/02/2026, 11:53 - Wiliam Falcão

Vacina brasileira contra a dengue passa a ser distribuída na Bahia

Cerca de 40 mil doses serão entregues em todo estado

Vacina foi produzida no Brasil e será aplicada em dose única
Vacina foi produzida no Brasil e será aplicada em dose única |  Foto: Divulgação/Instituto Butantan

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) começou a distribuição da primeira remessa da vacina contra a dengue. 40 mil doses do imunizante, que é produzido pelo Instituto Butantan, serão entregues nas 417 cidades do estado, de acordo com critérios já definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacina produzida no Brasil será aplicada em dose única, sendo um diferencial em relação a outros que já foram utilizados na população. O Objetivo é fazer com que a população seja imunizada ainda mais rápida.

Leia Também:

Quem pode ser vacinado?

Neste primeiro momento, a vacinação será voltada exclusivamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS, com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias.

O grupo será priorizado por causa do trabalho diário na assistência e na prevenção do combate ao mosquito da dengue nas comunidades.

De acordo com a Sesab, entre os beneficiados estão: médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE); odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais das equipes multiprofissionais, nutricionistas e farmacêuticos.

A vacina é indicada tanto para pessoas que já tiveram dengue (soropositivas) quanto para aquelas que nunca foram infectadas (soronegativas). No entanto, o profissional não deve ter histórico de vacinação prévia com outros imunizantes contra a dengue.

Quando será a vacinação?

O Ministério da Saúde irá enviar um cronograma para que a Sesab repasse as orientações para os municípios. A ideia é de que cada cidade monte um plano de ação com estratégia de agendamento para aplicar as doses conforme as remessas forem cheando.

O objetivo é fazer com que não haja aglomerações e que todos habitante possam ser vacinados.

A administração do imunizante é feita por via subcutânea. Por se tratar de vacina de vírus atenuado, ela passa a integrar o arsenal brasileiro no enfrentamento da doença, unindo a expertise nacional à necessidade de proteção da rede pública de saúde.

exclamção leia também