
Quem precisa fazer a vistoria anual obrigatória de táxi, tem até a quarta-feira (10) para deixar tudo organizado. As inspeções estão abertas desde 25 de agosto, período em que os permissionários já puderam iniciar o procedimento junto às Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs).
De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), esse é o primeiro ano em que as vistorias, antes concentradas no pátio da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), nos Barris, passaram a ser realizadas pelas cinco ITLs credenciadas pela Semob, distribuídas em pontos estratégicos da cidade.
Leia Também:
Para solicitar a vistoria, o autorizatário deve realizar a liberação no portal Salvador Digital e anexar os documentos exigidos: CNH, certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV (quando aplicável) e licenciamento do veículo em dia.
Permissão
Ainda de acordo com o órgão, com a liberação concedida, o permissionário comparece à ITL escolhida para a inspeção. O agendamento é de responsabilidade do autorizatário, mas o veículo pode ser apresentado para a inspeção por um procurador. Um dos itens avaliados é a idade máxima do veículo, que deve ter até dez anos de fabricação para o próximo ciclo anual. Ou seja, caso haja necessidade de substituição do veículo para o ato da vistoria, o taxista poderá substituir o veículo que já tenha dez anos por outro com ao menos um ano mais novo dentro da legislação vigente.
Os valores permanecem os mesmos: R$ 117,79 para vistorias dentro do prazo e R$ 176,68 para procedimentos em atraso. A ITL encaminhará o laudo técnico em formato digital diretamente à Cotae e, em caso de reprovação, o veículo terá até 30 dias para regularização.
