27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Aprendizagem - 18/04/2023, 07:30 - Amanda Souza

Samu realiza treinamento em primeiros socorros nas Prefeituras-Bairro

A proposta foi garantir um atendimento inicial eficiente em eventualidades que possam ocorrer nas repartições públicas do município

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, promoveu um treinamento de primeiros socorros para os trabalhadores das Prefeituras-Bairro
A Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, promoveu um treinamento de primeiros socorros para os trabalhadores das Prefeituras-Bairro |  Foto: Amanda Souza/ Ag A Tarde

Funcionários das Prefeituras-Bairro de Salvador participaram de uma capacitação em primeiros socorros na manhã desta segunda-feira (17). A proposta foi garantir um atendimento inicial eficiente em eventualidades que possam ocorrer nas repartições públicas do município. O treinamento foi conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Entre teoria e prática, os participantes aprenderam sobre situações como identificação de um possível AVC, contenção de ferimentos e outras ações de socorro em que podem atuar até a chegada do SAMU. Renato São Bernardo, instrutor do NEP que ministrou o treinamento, explicou o fundamento da capacitação.

“Estamos orientando esses profissionais para que, no momento em que eles estejam atendendo a população em suas unidades e por ventura venha a ocorrer algo, eles saibam resolver de forma mais eficiente até que chegue a equipe especializada”, detalhou. A chefe do NEP, Nadja Gonçalves, reforçou a importância de que as pessoas tenham conhecimento dessas técnicas.

Imagem ilustrativa da imagem Samu realiza treinamento em primeiros socorros nas Prefeituras-Bairro
Foto: Amanda Souza/ Ag A Tarde

“Saber conter um sangramento, iniciar uma manobra de reanimação em caso de parada cardíaca ou desobstruir a via aérea de alguém é extremamente importante, são coisas que em minutos podem levar à morte e talvez não dê tempo da ambulância chegar”.

Após a teoria, os alunos partiram para a prática, onde aprenderam, por exemplo, manobras de compressão torácica de adultos e bebês, técnicas de desengasgo, contenção de sangramento e o uso do desfibrilador externo automático (DEA).BOXLuciene Almeida é funcionária da Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano e fez questão de participar do treinamento.

“Eu acredito que esse curso seja de extrema importância para nós que trabalhamos com o público porque nós precisamos estar preparados para alguma ocasião de extrema necessidade”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Samu realiza treinamento em primeiros socorros nas Prefeituras-Bairro
Foto: Amanda Souza/ Ag A Tarde

Com a capacitação, Luciene destaca que se sente mais segura de poder ajudar alguém que precise de um socorro básico na unidade.“Já presenciei várias situações que apresentavam uma necessidade de primeiros socorros e não pude ajudar por não ter experiência. Hoje já tenho e já posso ajudar de alguma forma”, contou a funcionária. Além do conhecimento, os participantes também ganharam um certificado.

“Quando se trata de saúde, é preciso ter essa preocupação com o outro. A Prefeitura de Salvador está de parabéns por essa iniciativa, o povo merece”, concluiu.

Samu realiza treinamento em primeiros socorros nas Prefeituras-Bairro Samu realiza treinamento em primeiros socorros nas Prefeituras-Bairro Samu realiza treinamento em primeiros socorros nas Prefeituras-Bairro Samu realiza treinamento em primeiros socorros nas Prefeituras-Bairro Samu realiza treinamento em primeiros socorros nas Prefeituras-Bairro Samu realiza treinamento em primeiros socorros nas Prefeituras-Bairro

exclamção leia também