A Receita Federal disponibiliza a partir das 10h desta quarta-feira (24) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024. O crédito bancário, que totaliza R$ 8,5 bilhões, será realizado ao longo do dia 31 de julho, beneficiando mais de 6 milhões de contribuintes.
De acordo com o Ministério da Fazenda, deste montante, cerca de R$ 529 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal. Entre eles, 14.756 restituições são para idosos acima de 80 anos, 95.040 para contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.672 para pessoas com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave, e 34.014 para contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
Leia mais:
Encontro discute prática de cuidados com pessoas que usam drogas
Miss e Mister Melhor Idade de Lauro de Freitas vão ser escolhidos neste sábado
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo eventuais informações equivocadas.
O pagamento da restituição será feito na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por qualquer motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá então reagendar o crédito dos valores.