25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Salvador - 24/07/2024, 06:20 - Silvânia Nascimento

Encontro discute prática de cuidados com pessoas que usam drogas

Evento teve como uma das principais finalidades preparar profissionais que atuam na saúde e unidades de acolhimento

Projeto é promovido pela Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas
Projeto é promovido pela Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas |  Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

Palco para a realização de muitas iniciativas sociais e de interesse público, a Biblioteca Central da Bahia, localizada nos Barris, sediou, na terça-feira (23), o evento de lançamento da Agenda Brasileira de Política de Drogas e do Curso de Capacitação do Projeto Horizontes do Cuidado.

O projeto é promovido pela Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas (PBPD) e pela Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc).

Com programações das 8h às 20h, o encontro teve como uma das principais finalidades preparar profissionais que atuam na saúde e unidades de acolhimento da rede pública a prestarem atendimento mais humanizado e empático às pessoas usuárias de drogas.

Quem conta mais sobre a proposta é Luana Malheiro, coordenadora do projeto. "Entendendo que a gente tem um projeto de guerras das drogas, que tem um viés extremamente repressivo, punitivista e que tem causado o genocídio, sobretudo, da população negra, a gente percebe que é importante trazer o debate de um horizonte de cuidado. A gente quer que as pessoas sejam cuidadas e sejam tratadas não na prisão, não a partir da letalidade policial, mas a partir de políticas que não punam, mas políticas que consigam acolher e trabalhar com essas perspectivas de cuidado", relatou.

Participaram do encontro Dudu Ribeiro, coordenador na Bahia da Rede Observatórios, Michel de Castro Marques, da Comissão de Políticas sobre Drogas, dentre outros.

Imagem ilustrativa da imagem Encontro discute prática de cuidados com pessoas que usam drogas
Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

Rede de capacitação

Nesse primeiro momento, a capacitação foi destinada para assistentes sociais e funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), unidades de urgência e emergência e outras instituições ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

"A gente também tem a tarefa e a meta de reativar alguns espaços de militância. O Fórum Estadual de Redução de Danos, por exemplo, foi reativado na perspectiva de fortalecer as políticas de redução de danos no município e no estado, além de construir projetos que garantam esse cuidado", completou Luana.

exclamção leia também