27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Cuide da mente - 06/01/2025, 22:32 - Da Redação

Projeto da Guarda Municipal inicia atendimentos psicológicos gratuitos

A iniciativa será reiniciada no próximo sábado (11), no Stiep

Imóvel onde ocorrem os atendimentos fica no Stiep
Imóvel onde ocorrem os atendimentos fica no Stiep |  Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Neste Janeiro Branco, mês de alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional, a Guarda Civil Municipal (GCM) retoma os atendimentos psicológicos gratuitos do projeto Curare, disponibilizados todos os sábados para a população de Salvador.

Ponto de apoio para pessoas com algum tipo de dificuldade emocional, a iniciativa será reiniciada no próximo sábado (11), na Lagoa dos Pássaros, na Primeira Travessa Arnaldo Lopes da Silva, 108, no Stiep.

LEIA TAMBÉM

Novo RG: colégios baianos vão emitir o documento; veja lista

Patinetes elétricos chegam a Salvador; saiba detalhes

“O intuito é trabalhar as questões psicológicas da população carente, que não tem recurso financeiro suficiente para procurar um profissional. Juntamente com psicólogos voluntários, atuamos no sentido de ajudar essa população para que tenha uma consulta gratuita em espaço aberto e que possa trabalhar alguns problemas, a exemplo de transtornos, ansiedade, depressão, entre outras situações”, conta o coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo.

O atendimento ocorre por ordem de chegada, das 8h às 12h. Qualquer pessoa que necessite de alguma atenção psicossocial pode se dirigir ao local e procurar a assistente social ou algum atendente do projeto. Inicialmente, é realizada uma triagem e, em seguida, o remanejamento para o psicólogo.

Consultas

As consultas são individuais, com um psicólogo por paciente, e duração média de 40 minutos. O acompanhamento leva, no mínimo, três meses, e depende do transtorno e necessidade de cada paciente. Vigente desde o período da pandemia por covid-19, o projeto conta com uma assistente social e cerca de 20 psicólogos, incluindo profissionais já formados e estudantes que estão concluindo a graduação em Psicologia. Os profissionais atuam de maneira voluntária, sob a supervisão de um guarda municipal, que também é psicólogo.

exclamção leia também