24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Serviços

Aposentados - 23/07/2025, 07:12 - Amanda Souza - Atualizado em 23/07/2025, 07:36

INSS começa a devolver nesta quinta valores descontados indevidamente

Ressarcimento será feito diretamente na conta dos segurados que aderirem ao acordo, com valores corrigidos pelo IPCA

Previdência sofreu com uma fraude de descontou grana de aposentados
Previdência sofreu com uma fraude de descontou grana de aposentados |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta quinta-feira (23) a devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do órgão. Os depósitos seguirão o calendário de pagamentos dos benefícios referentes a julho.

Leia Também:

Até o momento, segundo o INSS, 839 mil beneficiários aderiram ao plano de ressarcimento, o que representa 40,4% dos 2,05 milhões de segurados que podem participar do acordo.

A devolução será feita de forma integral e corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os pagamentos serão realizados em lotes diários para até 100 mil pessoas, seguindo a ordem de adesão. Quem aceitou o acordo primeiro, recebe primeiro.

O valor a ser ressarcido pode ser consultado pelo Meu INSS ou presencialmente nos Correios.

Como aderir

O prazo para adesão ao acordo segue aberto. Interessados podem acessar o aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda comparecer a uma agência dos Correios. O processo é gratuito, não exige envio de documentos e permanecerá disponível mesmo após o prazo final para contestação, que vai até 14 de novembro de 2025.

Para receber o valor administrativamente, ou seja, diretamente na conta em que recebe o benefício, o segurado precisa aderir ao acordo e desistir de ações judiciais contra o INSS que tenham como objeto a devolução em dobro dos valores ou pedido de indenização por danos morais. No entanto, é permitido acionar a Justiça contra a entidade que aplicou o desconto.

exclamção leia também