
Começa na próxima segunda-feira (26) o período para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Estudantes de todo o Brasil têm até o dia 6 de junho para garantir a participação para a prova, que é umas das principais portas de entrada para o ensino superior, por meio de sistemas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Leia Também:
A taxa de inscrição é de R$ 85, e o cadastro deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep. O Ministério da Educação (MEC) reforça que outros sites ou plataformas não oficiais não são autorizados e podem configurar tentativa de golpe.
Pegue a visão nas datas das provas
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16, dois domingos diferentes do mês de novembro. Na primeira etapa, os candidatos enfrentam questões de linguagens, língua estrangeira, ciências humanas e a redação. No segundo domingo, entram as disciplinas de matemática e ciências da natureza.

Além de ser requisito para ingresso em instituições públicas, o Enem também é utilizado por universidades privadas no Brasil e em seleções internacionais em outros países, como em Portugal.