28º Salvador, Bahia previsao diaria
Facebook Instagram
Atenção

Condutores têm até 30 de abril para atualizarem toxicológico

Um total de 140 mil pessoas ainda não fizeram o exame

Mesmo quem não está usando as categorias C, D e E precisa realizar o exame
Mesmo quem não está usando as categorias C, D e E precisa realizar o exame |  Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Para não serem penalizados com multa gravíssima, no valor de R$ 1.467,35, os condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E, que estão com o exame toxicológico vencido, têm até terça-feira (30) para realizarem o procedimento, em um laboratório de sua escolha, ou em grandes redes de farmácia.

Devem realizar o procedimento motoristas aptos a dirigir caminhões, caminhonetes, vans de carga, ônibus, micro-ônibus, vans de passageiros, treminhão e ônibus articulados.

Mesmo quem não está usando as categorias C, D e E precisa realizar o exame. "Há duas opções: ou faz o toxicológico, ou então ele vai no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) ou Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e pede para reduzir a sua categoria na CNH para a categoria B. Se o condutor não fizer nada, a infração é automática, chamada de infração de balcão, e a partir do dia 1º de maio já vai estar inserida no Sistema Nacional de Trânsito. A cada dois anos e meio o motorista categoria C, D e E precisa fazer esse exame", explicou o diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Rodrigo destaca que se trata de um exame simples, feito através da coleta de fragmentos de cabelo ou das unhas. Em até cinco dias, o próprio laboratório atualiza a base nacional com o resultado desse exame. 

Há ainda um total de 140 mil pessoas que não fizeram o exame e devem cumprir o prazo para não serem penalizadas. 

< Lucas Buda revela ataques gordofóbicos no Insta e rebate; veja Estabelecimentos são autuados por venda ilegal de gás de cozinha <