
Foi preso, nesta quinta-feira (30), em Porto Seguro, no sul da Bahia, um dos principais operadores financeiros do Primeiro Comando da Capital (PCC). O criminoso foi localizado por policiais dentro de um carro.
Leia Também:
O mandado de prisão faz parte da Operação Off White, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), nesta quinta-feira (30), em Campinas (SP). Além do operador financeiro, oito mandados de prisão e onze de busca e apreensão foram cumpridos no município paulista.
Segundo as investigações, o líder preso em Porto Seguro era responsável por lavar dinheiro entre o PCC, traficantes e empresários. O esquema teria começado após operações que apertaram o cerco contra a facção, gerando, inclusive, conflitos internos entre seus membros.

Os investigados na Operação “Off White” realizavam transações imobiliárias e financeiras para ocultar a origem do dinheiro ilícito. A grana obtida com o tráfico era aplicada em atividades legais, como forma de disfarçar o enriquecimento criminoso.
Os alvos da operação poderão responder pelos crimes de lavagem de capitais e associação criminosa.
A prisão do operador financeiro foi feita pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da unidade sul do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado e Investigações Criminais (Gaeco Sul), em ação conjunta com a Polícia Militar da Bahia (CPR-ES e CIPT-ES) e a Polícia Federal de Porto Seguro.
