
O Paraguai promete endurecer o combate contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). Diante das últimas ocorrências envolvendo as facções no Brasil, o governo paraguaio afirmou, nesta quinta-feira (30), que pretende reconhecer os grupos como terroristas, por meio de um decreto.
Leia Também:
“Vamos declarar o Comando Vermelho e o PCC como organizações terroristas. Isso acontecerá através de um decreto, provavelmente nas próximas horas. Essa declaração tem seu peso e contrapeso”, destacou o ministro do Comando de Defesa Nacional, Cíbar Benítez.
Fronteira mais armada
Os paraguaios também pretendem reforçar a segurança nas fronteiras. A medida foi tomada após a megaoperação no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, que resultou em mais de 130 mortes.
O ministro afirmou ainda que o governo vai aumentar o efetivo nas regiões fronteiriças com o Brasil. Em 2024, a Polícia Federal estimou que as organizações criminosas possuem mais de 500 pontos de travessia entre Foz de Iguaçu e Ciudad del Este, usados para o transporte de drogas e armas.
“Não será apenas um trabalho de inteligência, mas também de presença. Haverá aumento de efetivo e reforço de recursos humanos e materiais ligados à defesa e segurança”, enfatizou Benítez.
