27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

deu ruim - 05/12/2025, 10:57 - Brenda Lua Ferreira e Luiza Nascimento/ Portal A TARDE

Vereador baiano cai em nova fase de operação contra esquema bilionário

Celulares e documentos de Marcão da Pipa foram apreendidos

Político é suspeito de ligação direta com o crime organizado
Político é suspeito de ligação direta com o crime organizado |  Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O vereador Marcos Araújo da Silva (PSB), conhecido como Marcão da Pipa, de Jaguarari, no interior da Bahia, foi preso nesta quinta-feira (4). Ele é acusado de participar de uma organização criminosa envolvida em um esquema que teria movimentado mais de R$ 4 bilhões.

Leia Também:

A identidade do político foi confirmada por uma fonte ao portal A TARDE. Ainda em Jaguarari, policiais cumpriram um mandado de busca em um imóvel ligado ao vereador, onde foram encontrados celulares e documentos.

Operação Anátema

A prisão faz parte da operação Anátema: Fase 2, deflagrada pela Polícia Civil. Outras cinco pessoas também foram presas durante a ação, que cumpriu mandados na Bahia, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. Na Bahia, as cidades atingidas foram Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana e Santo Estêvão.

As diligências seguem para localizar os demais alvos. Marcão da Pipa deve ser levado ao presídio, onde ficará à disposição da Justiça.

Outro vereador também 'rodou'

Essa não é a primeira vez que parlamentares baianos aparecem na investigação. Em setembro, durante a primeira fase da Operação Anátema, o vereador Ailton Leal (PT), de Santo Estêvão, foi preso.


Segundo a Polícia Civil, ele seria dono de um posto de combustíveis usado para lavar dinheiro. No local, foram apreendidos cerca de R$ 18 mil em espécie, cheques, armas, veículos e documentos. A Sefaz ainda apura indícios de sonegação fiscal.

Ailton Leal (PT) foi preso em setembro deste ano por lavagem de dinheiro
Ailton Leal (PT) foi preso em setembro deste ano por lavagem de dinheiro | Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ Arquivo Pessoal

Ailton é irmão de um traficante considerado de alta periculosidade, morto em confronto com a polícia em 2017. Nas eleições municipais de 2024, ele recebeu 963 votos.

A segunda fase da operação teve que ser antecipada. Segundo o delegado Fábio Lordello, diretor do Draco, houve vazamento de informações sigilosas na imprensa baiana, o que colocou em risco o planejamento inicial.

exclamção leia também