29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Se ligue - 06/12/2023, 09:00 - Da Redação

Veja como foi a ocorrência na BA que resultou em megaoperação da PF

Em 2020, mais de 20 pistolas, além de fuzis foram apreendidos na Bahia

Armas apreendidas em 2020 durante ação na Bahia
Armas apreendidas em 2020 durante ação na Bahia |  Foto: Veja como foi a ocorrência na BA que resultou na megaoperação da PF

Um grupo suspeito de distribuir 43 mil armas para as maiores facções criminosas do Brasil foi alvo de uma megaoperação da Polícia Federal (PF), realizada nesta terça-feira (5).

Leia mais:

Operação fecha o cerco contra grupo que entregava armas para facções


O pontapé inicial para que essa ação fosse deflagrada ocorreu na Bahia, em 2020, após uma abordagem da PRF a um ônibus, em Vitória da Conquista, que fazia a linha São Paulo-SP para Serrinha.

Naquela época, após vistoria no compartimento de passageiros, foram encontradas 23 pistolas calibre 9mm com numeração raspada, 70 carregadores de pistola, 02 fuzis calibre 556 (com indícios de adulteração na numeração) 06 carregadores de fuzil, 01 munição cal. 9mm. Todo esse arsenal estava dentro de uma mochila e uma bolsa. Dois homens acabaram conduzidos à delegacia da Polícia Civil.

Após essa apreensão, a Polícia Federal da Bahia iniciou uma investigação que resultou na megaoperação que ocorreu nesta terça-feira (5), em 10 estados do Brasil e no Paraguai.

Durante as investigações, foi desvendado um esquema bilionário de tráfico ilícito de armas de fogo da Europa para a América do Sul, que, segundo estimativas, movimentou mais de R$: 1,2 bilhão nos últimos 3 anos, na importação de 43 mil armas.

Segundo a Polícia Federal, as armas eram importadas da Europa para o Paraguai, onde eram raspadas e entregues a grupos de intermediários que atuavam na fronteira do Brasil com Paraguai, para serem revendidas às principais facções criminosas do Brasil.

exclamção leia também